Sobe para quatro o número de internados no HBB que estavam em cruzeiro marítimo

Coronavírus

Sobe para quatro o número de internados no HBB que estavam em cruzeiro marítimo

Ao total, 21 pessoas da região estão sendo monitoradas desde que voltaram de viagem no dia 14

Sobe para quatro o número de internados no HBB que estavam em cruzeiro marítimo
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

ATUALIZADA ÀS 19H30MIN

Quatro pessoas com suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19) estão internadas no Hospital Bruno Born. Todas estavam em viagem num navio de cruzeiro pelo litoral brasileiro na primeira quinzena de março.

Além do homem de 57 anos, que está internado desde o final da tarde de sexta-feira, 21, em estado grave na sala crítica do HBB, também estão recebendo atendimento dois homens, um de 45 e outro de 37 anos e uma mulher de 54. Todos estão em isolamento, em estado estável.

Uma paciente de 53 anos, que havia ficado em observação, foi liberada para isolamento domiciliar.

As primeiras informações foram divulgadas há pouco em vídeo nas redes sociais do prefeito Marcelo Caumo. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, além dos três casos suspeitos, outras 21 pessoas da região, que também participaram viagem, estão sendo monitoradas.

Transmissão comunitária

Preocupa as autoridades o fato do Ministério da Saúde ter declarado na sexta-feira que a disseminação do novo Coronavírus no Brasil já é comunitária, ou seja, não se pode mais identificar a origem da doença.

“Estamos seguindo todos os protocolos utilizados. E estamos procurando ser proativos. Sempre que se identifica um caso suspeito, encaminhamos para o exame. Por isso, reforçamos a necessidade de isolamento. Casos leves não tem tratamento específico”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Klein.

Já o diretor técnico do HBB, Fernando Bertoglio, reforça a preocupação com o fato de muitas pessoas não estarem seguindo a orientação das autoridades. “A população não está entendendo que deve ficar em casa. Nossa curva está pior do que a Itália. Precisamos achatá-la. Caso contrário, não vamos conseguir atender todos os casos graves”, alerta.

Veja o vídeo divulgado nas redes sociais do prefeito Marcelo Caumo

Pessoal, informações importantíssimas sobre o #Coronavírus em Lajeado. Compartilhem!

Posted by Marcelo Caumo on Saturday, March 21, 2020

Acompanhe
nossas
redes sociais