Para intensificar o trabalho identificar ou descartar novos casos de coronavírus no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) vai funcionar também aos finais de semana a partir deste sábado, 21.
No fim da tarde de sexta-feira, 21, em transmissão ao vivo pela internet, o governador Eduardo Leite disse que a situação do coronavírus é séria e grave em todo o Estado e que a determinação de manter o laboratório em funcionamento constante tem o objetivo de “zerar a demanda de exames pendentes para a confirmação de casos do novo vírus”.
De acordo com a chefe do Lacen, Rosane Campanher Ramos, aos sábados e domingos o laboratório vai receber amostras de casos suspeitos e seguir com os trabalhos internos na seção de virologia, que é a responsável pelos testes do novo vírus.
O atendimento ao público pelos telefones de contato continua sendo somente de segunda a sexta. “Será uma equipe reduzida e restrita aos testes para otimizar o trabalho e colocar os resultados em dia, o que não é possível durante a semana em função dos telefonemas de outras demandas”, explicou.
Segundo Rosane, por dia o Lacen está recebendo cerca de 250 amostras e consegue testar cerca de 150. A chefe do laboratório disse que o número deve crescer na próxima semana e que o trabalho aos finais de semana vai continuar enquanto for necessário. “A meta é sempre começar a segunda-feira sem casos da semana anterior e tendo apenas os novos para testar”, projetou.