Em coletiva no fim da tarde deste sábado, 21, o Ministério da Saúde confirmou que o governo federal adquiriu testes rápidos para auxiliar no combate ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19). Eles devem ser distribuídos, na próxima semana, em todo o país.
Conforme o secretário executivo do Ministério da Sáude, João Gabbardo dos Reis, foram adquiridos cerca de 5 milhões de testes rápidos, que serão realizados inclusive nos pacientes com sintomas leves, seguindo o exemplo de países como a Coréia do Sul. Até então, só os pacientes com sintomas graves estão sendo testados.
Os testes rápidos devem aumentar significativamente a velocidade do diagnóstico da doença no país, o que hoje pode durar até uma semana.
Mais de
mil casos
Chegou a 1.128 o número de casos confirmados de contaminação pelo Coronavírus no país. O detalhamento por região e por estado foi apresentado durante a coletiva. Das 26 unidades federativas (mais o Distrito Federal), apenas Roraima não conta com pacientes confirmados com a doença.
Já o número de mortes no país subiu para 18 neste sábado. São 15 óbitos registrados em São Paulo e três no Rio de Janeiro. A taxa de mortalidade da doença no país está em 1,6%.
No Rio Grande do Sul, conforme o balanço do Ministério da Saúde, são 60 casos confirmados.