Decisão foi tomada faz poucos instantes na reunião extraordinária da Amvat em Encantado com a presença da maioria dos prefeitos do Vale do Taquari. Apesar das divergências entre os chefes dos executivos, a maioria decidiu pelo fechamento do comércio em todas as 36 cidades da região.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, informou que a cidade começa agora a discutir outra preocupação. A restrição ou precaução dos estabelecimentos essenciais como supermercados, farmácias e bancos.
“Como as cidades ficam muito próximos, não poderíamos fechar apenas em algumas cidades, pois haveria ainda um fluxo migratório”, explica Caumo. Por isso, a decisão de fechar o comércio foi coletiva, sustenta. Os serviços considerados essenciais, como bancos, supermercados e revendedores de gás de cozinha, por exemplo, continuarão em funcionamento.
Sobre o setor industrial, Caumo informa que os prefeitos não tornaram nenhuma decisão. “Se trata de um segmento regional vital para o abastecimento, visto que somos um Vale de Alimento. Proibir a produção de alimentos neste momento pode significar um risco para desabastecimento regional e estadual. Sobre este tema, vamos aguardar uma determinação e encaminhamento em nível estadual”.