Após uma sessão tensa na semana passada, que precisou ser interrompida em meio a discussões acaloradas, o encontro entre os vereadores ontem à noite teve clima ameno e conciliador. Antes da sessão uma reunião apresentou avanços em um acordo.
Ficou definido que o projeto de redução de salários incluirá vereadores, prefeito e vice. Uma das indefinições é em relação ao percentual. A proposta inicial, assinada por sete vereadores, era de diminuir subsídios em 30%. A tendência é que o número fique em torno de 20%. Secretários não devem ter seus ganhos alterados.
O presidente, João Braun (PP), acredita que o projeto será protocolado ainda esta semana. “Vou sempre procurar um diálogo para que a gente crie um entendimento comum, para que se vote o quanto antes”, diz Braun.
A votação da medida deve ficar para quando o plenário voltar a receber público. A restrição ao acesso é uma das medidas anunciadas em razão da pandemia de coronavírus.
UTL sem triagem
O vereador Norberto Fell (Cidadania) tratou dos problemas na Unidade de Tratamento de Lixo. Desde 19 de fevereiro, a UTL está parcialmente interditada e a triagem não está funcionando por problemas em uma esteira.
“O lixo urbano está sendo diretamente colocado na célula sem nenhuma seleção prévia. Vai comprometer em pouco prazo sua sobrevivência e longevidade”, disse.
O caso foi revelado por reportagem do A Hora. Na ocasião, o governo se comprometeu em resolver o problema em uma semana.
Volnei Zancanaro (PL) afirmou que a esteira nunca teve manutenção e está desfiada. “A informação que chegou até mim é de aquilo ali é uma bomba acionada: pode explodir a qualquer momento”, afirmou.