
A biometria é uma das tecnologias mais seguras para identificação de pessoas e proteção de dados. Cada vez mais ela está inserida na rotina das pessoas, para auxiliar na identificação, controle de acesso, proteção de informações e evitar fraudes. Hoje, as empresas estão apostando na utilização da ferramenta no dia a dia, principalmente para monitorar o registro do ponto.
Comumente feito em fichas manuais, livros de registros e de forma eletrônica, o registro do ponto é uma atividade que auxilia na organização da jornada de trabalho. Por meio dele, é possível extrair dados que asseguram os direitos e deveres dos colaboradores, como horários de entrada, saída, horas extras e atrasos. Com o uso da biometria, tais informações ficam armazenadas com mais segurança.
O relógio biométrico identifica o trabalhador pela leitura da impressão digital e por meio de uma senha. “O processo de marcação é simples e intuitivo, basta o colaborador posicionar o dedo no leitor de impressão digital”, explica o coordenador técnico da Olicenter, Daian Feldens Siqueira.
O sistema armazena os registros na memória fiscal do equipamento, para posteriormente serem importados pelo software de tratamento dos registros. Cada registro, é impresso comprovante com as informações do trabalhador, data e hora do evento. Este comprovante deve ser guardado pelo trabalhador. Conforme a legislação trabalhista, Parágrafo 2º do Art. 74, todas as empresas com mais de dez funcionários devem realizar o controle do ponto. Mas organizações menores também podem monitorar as jornadas de trabalho e apostar na biometria.
É importante destacar que, segundo Siqueira, o Ministério do Trabalho e Emprego também fiscaliza os equipamentos de registro eletrônico de ponto.
“Ele coleta as marcações registradas na memória do equipamento através de um pen-drive, conectado à porta USB do relógio”.

Qual a importância do registro de ponto?
O controle do ponto resguarda tanto empregado como empregador perante a lei, principalmente quando envolve questões relacionadas a verbas rescisórias e processos do trabalho. Além disso, auxilia no controle das horas extras que devem ser pagas ou compensadas.
Quando o sistema não é implementado nas empresas com mais de dez funcionários, Siqueira lembra que a ausência do controle pode acarretar em penalidades do Ministério do Trabalho. Hoje, o meio mais eficaz e seguro para as empresas fazerem o controle é o relógio de ponto eletrônico, que atende aos requisitos técnicos da Portaria 1510/2009.
Vantagens do ponto biométric
- Aumenta a segurança;
- Reduz custos com a aquisição de cartões;
- Processo intuitivo;
- Não ocorre extravio do cartão;
- Não gera marcações fraudulentas;
- Garantia de registros precisos.