Um santo católico que viveu há mais de mil anos leva multidões às ruas da Irlanda todos os anos. O Dia de São Patrício, ou Saint Patrick’s Day, é comemorado em 17 de março com muita cerveja, trevos e roupas verdes. Nos próximos dias, a tradição irlandesa ganha também o Vale do Taquari.
A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela, a Acerva, prepara mais uma edição do seu tradicional St. Patrick’s Day. O evento ocorre no dia 21, das 15h às 22h, no Ginásio da Apae de Estrela, e busca reverter parte dos lucros para a entidade.
Conforme o presidente da Acerva, Márcio Braun, a expectativa é de grande público, visto que boa parte dos ingressos já foram vendidos. Em 2019, foram cerca de 400 visitantes. “É um evento que beneficia de forma direta a Apae. Então além de se divertir, o público também estará ajudando a instituição”.
Na programação estão a presença das cervejarias Teutobier, Prost Bier, Dado Bier, Santa Madre, Meridional, Vyber, e da vinícola Ovnih. O som fica por conta das bandas Autorama, Hello Ms. Take, Mr. Klank e Dorsia.
Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos em Estrela, no Edu Sound, no Gato da Praça e na Apae. Também na Rota do Malte e no BK Empório de Cervejas, em Lajeado, bem como nas lojas Benoit de Estrela e Lajeado. O ingresso garante a entrada e um copo da Acerva Estrela. Consumação não está inclusa.
A Cervejaria Bellavista também estará realizando ações em pubs de Lajeado. Decoração temática e as famosas cartolas verdes, além de promoções especiais te esperam hoje no Bendito Pub, dia 15 no Pit Stop, e dia 19 no Marreta.
Quem foi St. Patrick’s?
Saint Patrick é o santo padroeiro da Irlanda. Nascido na Grã-Bretanha, foi capturado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses durante sua adolescência. Após anos de escravidão, conseguiu escapar e foi estudar em um mosteiro, quando compreendeu que sua vocação era evangelizar.
Trabalhou como missionário na Irlanda até sua morte. O carinho dos irlandeses pelo santo é tão grande que sua celebração pode ser comparada ao Carnaval no Brasil. Com as migrações, os irlandeses levaram a tradição de São Patrício para além das fronteiras do país, e hoje sua festa também é celebrada em locais como Canadá, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, e até no Brasil.
São Patrício costumava utilizar como adereço um trevo de três folhas, que representava a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Logo o trevo e sua cor verde foram adotados como amuleto de boa sorte por quem celebra a data.