O Movimento União de Direita (MUD) e a Direita de Arroio do Meio organizam uma manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro em Lajeado. O protesto ocorre em forma de carreata no domingo, dia 15, a partir das 15h, com saída do Parque do Imigrante.
A carreata começa no Parque do Imigrante, passa pela avenida Avelino Talini, na Univates, segue pela Avenida Senador Alberto Pasqualini e chega ao Parque Professor Theobaldo Dick. O hino nacional será entoado na concha acústica. Conforme o organizador da manifestação e membro do MUD, Michael D’Oliveira, a reunião será às 14h30min para organização dos carros.
O protesto foi organizado após o presidente convocar a população a participar dos atos, que ocorrem simultaneamente em diversos pontos do país. Conforme D’Oliveira, a intenção é mostrar a insatisfação com o trabalho do Congresso Nacional, do Senado Federal e Supremo Tribunal Federal (STF). “Acreditamos que estas instituições barram muitos projetos do presidente e de ministros”, explica.
De acordo com Cauê Mallmann, integrante do MUD, a intenção do protesto é mostrar a força dos eleitores em Lajeado que apoiam o Bolsonaro. “A manifestação é para lembrar o Senado, o STF e o Congresso que eles estão a serviço do povo”, ressalta.
A organização ainda tem previsão de quantas pessoas participarão do manifesto. “Nossa missão é cumprir o dever patriótico”, explica.
Contraponto
Conforme o doutor em História, Mateus Dalmáz, os protestos causam um desgaste das instituições democráticas perante parte da sociedade. “Há discursos populistas que personalizam a política e passam por cima de caminhos institucionais democráticos tradicionais”, explica.
Outro impacto, segundo Dalmáz, é o abalo da imagem do Estado brasileiro no exterior. “Levando em consideração a participação de importantes figuras num movimento social anti-parlamento expõe a imaturidade da democracia no Brasil e contribui para o aumento do grau de risco de investimento no país, causando impactos econômicos”, pondera.