Disponível no mercado brasileiro faz cinco anos, o Jeep Renegade comemorou no início de março a marca de 250 mil unidades comercializadas. O SUV estreou no país como parte de um plano estratégico da marca e desde então se tornou um dos veículos mais vendidos do segmento. Não por acaso, é o atual líder de vendas da categoria no país.
Levando em conta toda a produção na fábrica localizada em Goiana-PE, são mais de 320 mil unidades acumuladas. Isso porque, além de vendido no Brasil, o Renegado é exportado para outros 12 países da América Latina.
Atualmente, o Renegade é oferecido em sete diferentes versões, que variam de acordo com a lista de equipamentos, tipo do motor, escolha do câmbio e opção de tração. Entre outros diferenciais, o modelo se destaca na categoria por ser o único equipado com motor turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas com a 1º reduzida, tração 4×4, dentre outros atributos.
Ele foi o primeiro veículo produzido no Brasil a alcançar 5 estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do Latin NCAP. A próxima grande novidade da gama é em torno do lançamento de uma variante híbrida, já apresentada na Europa, que poderá vir para o Brasil ainda em 2020.
SEGURANÇA
A bordo, todos estão protegidos. Equipado com sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois laterais de cortina e um de joelhos do motorista. Por baixo, o véiculo é protegido com protetores de cárter, eixo cardan e tanque de combustível direto de fábrica.
Desenvolvido para superar os desafios da estrada com toda segurança, o Jeep Renegade conta com uma estrutura extremamente estável. Com ótimos resultados nos testes de colisão frontal e lateral, o projeto reúne o melhor em termos de segurança para os ocupantes do veículo.
PERFORMANCE
O Jeep Renegade é encontrado em duas versões de motorização: 2.0 Turbo Diesel ou 1.8 Flex. A primeira entrega até 170 cavalos de potência e ainda proporciona uma excelente autonomia. Na segunda, o veículo gera até 139 cv de potência.
O câmbio é sempre automático, de seis ou nove marchas, que oferece trocas suaves e boa economia de combustível, tanto para estradas de asfalto, quanto em terrenos off-road. Entre os sistemas estão o controle de tração e o controle de estabilidade, que permitem uma maior segurança aos passageiros e diminuem os riscos durante as aventuras a bordo do Jeep Renegade.
DESIGN
Com um design moderno e reto, os faróis em LED possuem projetor e luz de circulação diurna com LEDs. O novo conjunto óptico do Renegade trouxe ainda mais tecnologia e estilo. Os faróis de neblina, acoplados ao para-choque, também são equipados com projetores LED.
As rodas podem ser aro 16, 17, 18 ou 19 polegadas, são diversos tamanhos e modelos de rodas específicos para cada modelo. O Jeep Renegade ganhou também um novo ângulo de entrada, com 30º, o que significa mais tranquilidade para subir aclive ou desafios naturais, como pedras soltas e galhos.
Dentro do veículo, o clima é muito bem controlado com o ar-condicionado Dual Zone. Motorista e passageiros conseguem escolher a temperatura do ar de maneira individual. O espaço interno também é elogiável.
TECNOLOGIA
Para amplicar a conexão, o veículo conta com a nova Central Multimídia Uconnect de até 8,4 polegadas com comandos de voz via Siri ou Google Assistant no volante. Além de várias funções para ajudar o motorista, o sistema é compatível com smartphones via Android Auto ou Apple Car Play.
Item de série a partir das versões Sport, a câmera de ré do Renegade mostra todos os obstáculos escondidos na parte traseira do veículo direto na tela multimídia. Outro importante item é o painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, onde o motorista recebe informações sobre funções como pressão dos pneus, temperatura de vários componentes e muito mais.
O Renegade possui ainda outros itens como o sistema Keyless Entre ‘n Go que destrava as portas quando a chave está próxima do veículo e permite dar partida pelo botão Start/Stop, e o sensor se chuva e crepuscular.