Durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 11, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde, declarou que a classificação elevou o estado de contaminação pelo novo coronavírus como pandemia.
A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. “A OMS tem tratado da disseminação do Covid-19 em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]”, afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.
O Brasil tem 35 casos confirmados de coronavírus. A maior parte em São Paulo (19), seguido de Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). O primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre foi confirmado no final da manhã desta quarta-feira, dia 11, um dia depois de a Secretaria Estadual da Saúde anunciar a primeira infecção do Rio Grande do Sul, em um morador de Campo Bom.
Há seis casos de transmissão local, quando o paciente pegou o vírus no Brasil, em São Paulo (5) e na Bahia (1).