A administração municipal de Encantado intensifica as tratativas para instalar um Centro de Inovação e Tecnologia no município. Ontem, 10, comitiva liderada pelo prefeito Adroaldo Conzatti apresentou a proposta para a Secretaria Estadual de Inovação e Tecnologia. A reunião contou com a presença do secretário estadual Luís Lamb e secretário adjunto Fernando de Mattos.
Conforme Conzatti, objetivo foi mostrar que a iniciativa está alinhada ao Inova RS, programa que busca incluir o Rio Grande do Sul no mapa global de inovação.
À tarde, a comitiva de Encantado também visitou a reitoria da Uergs. O grupo foi recepcionado pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Rafael Haag, vice-reitora Sandra Lemos e responsável pelo polo encantadense da Uergs, Flávio Bulhões.
O município já possui convênio com a Uergs. Para criação do centro tecnológico, um termo aditivo deve ser firmado possibilitando que a universidade auxilie com profissionais e trabalhos de pesquisa.
Projeto em desenvolvimento
A inspiração para criar um polo tecnológico surgiu após visita de lideranças encantadenses ao Centro Tecnológico de Pato Branco, no Paraná. Atividade ocorreu em setembro do ano passado.
Conforme Conzatti, o projeto ainda está em “fase de gestação”. Entretanto a ideia é focar no ramo alimentício. “A nossa região tem vocação para alimentos. Precisamos pensar em tecnologias para produzir, pois dentro desta área o sucesso estará assegurado”, defende.
Próximo passo, de acordo com o prefeito, será criar a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Projeto deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores nos próximos dias, afirma Conzatti.
O local onde será instalado o centro de tecnologia deve ser definido em seguida. Também serão buscadas parcerias com os setores produtivos locais, estruturando uma rede colaborativa para atender as necessidades da população de Encantado e região alta do Vale do Taquari.