Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a 3° edição do Momento Mulher ocorreu na tarde desse domingo, 8, no Parque dos Dick. O evento tem por objetivo homenagear as mulheres, reunir a comunidade e apresentar os grupos de apoio como a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Diversas tendas ofereciam serviços de saúde, esporte, lazer e beleza para as mulheres. Entre as atrações, aulas de ginástica e maquiagem, chimarreada, shows das bandas Antonina Quarteto e Franchicos e desfile do Bloco dos Palhaços.
A Secretaria da Saúde de Lajeado (Sesa) estreou uma ambulância adaptada para realizar exames e testes rápidos. A “Saúde Móvel” é um veículo itinerante que levará saúde a todos os lugares do município de Lajeado. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) ofereceu testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
O Momento Mulher é promovido pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), a delegada Márcia Bernini remeteu à histórica do Dia da Mulher.
“Esta comemoração existe em homenagem a mais de 120 mulheres que morreram queimadas em Nova Iorque lutando por igualdade de direitos. Hoje a gente está aqui para prestar uma homenagem a esta mulheres que começaram lá atrás.”
O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em 25 de março de 1911, matou 125 mulheres e 21 homens e é uma origens atribuídas à criação de uma data de luta pelos direitos das mulheres.
Mulheres unidas

Marlise (esquerda) foi ao evento com a pequena Theodora e duas amigas
Coladas do palco, um grupo de quatro mulheres buscava uma sombra no calor da tarde de domingo. Uma delas era Marlise Fritsch, que teve uma motivação a mais para prestigiar o evento. Sua nora, a cantora Karina Medeiros, se apresentou com a banda Antonina Quarteto Musical.
Marlise, moradora do Montanha, estava com a filha de Karina, Theodora, o marida e duas amigas. Ela elogiou a diversidade das atrações.
“Tem várias tendas, oferecendo tudo que as mulheres precisam aqui. A gente tem que ocupar o espaço cada vez mais. Este evento nos dá uma importância muito grande”, disse.
Ela destacou as iniciativas voltadas à saúde da mulher, como a Liga de Combate ao Câncer e a tenda que oferecia exames, e ao enfrentamento da violência.

Andréia levou a filha e a sobrinha para prestigiar o Encontro Mulher
Andréia da Silva, moradora do Morro 25, acompanhou o evento ao lado da filha e da sobrinha. “A mulher tem muita importância na sociedade, tem muito valor. As mulheres deveriam ter o mesmo direito que os homens. Tanto nos salários, no respeito, em tudo”, defendeu.