Localidade com poucos moradores, mas com muitos atrativos naturais. Assim descrevo a pequena Canhada Funda, vilarejo que fica a cerca de sete quilômetros do centro de Pouso Novo.
Em fevereiro, eu e um grupo de amigos fomos desbravar as várias cascatas escondidas na pequena comunidade. Pena que é época de arroios quase vazios e pouca vazão da água. Mesmo assim, já foi possível curtir a vibe do local.
Paramos nosso carro perto de uma ponte e lá iniciamos nossa aventura pelas águas. Em qualquer lado do córrego que for, será possível encontrar alguma queda de água.
Subindo às águas, o aventureiro chega até uma cachoeira com cerca de 10 metros onde havia um moinho. Para outro lado, o rolê te leva até o topo de uma queda de água. Moradores mais antigos sabem caminhos para descer até o poço. Para nós, faltou informação e um pouco de coragem.
Pelo caminho há vários poços com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. É um bom local para respirar ar puro e fazer uma trilha diferente.
Quem for para Canhada Funda, pode aproveitar para conhecer outros pontos turísticos como a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a conhecida cascata de Arroio do Leite (propriedade particular). Desses atrativos, falo mais outra hora.
A Canhada Funda fica em Pouso Novo, na Microrregião de Forqueta. Para chegar até a localidade, é preciso descer um morro bem íngreme. O “Celta veio” apanhou, mas chegamos no destino.
Tem trilha? As duas cascatas que visitamos em Canhada Funda ficam a menos de um quilômetro uma da outra. A trilha deve ser feita percorrendo o arroio, claro, sempre com responsa.
Tem infraestrutura? Nada, os estabelecimentos mais próximos ficam na área central. Caso leve algo junto, lembre-se sempre de não deixar lixo no local.
Tem custo? Nenhum, o rolê é totalmente gratuito, só gasta a gasolina e energia física para chegar até lá. Bora aproveitar!