O delicioso sabor de um hambúrguer artesanal, feito a partir de uma receita exclusiva, no conforto da sua casa. Esta é a proposta do Burguer in House, que surgiu da vontade de Rafael Lima, 31, de ter um negócio próprio, aliado à sua grande paixão: a culinária.
Para dar vida ao sonho, Rafael contou com o apoio de amigos e das inúmeras pessoas que conheceu em suas andanças pelo país desde os 12 anos de idade.
O Burguer in House foi criado em 2018 para quem quer reunir pessoas queridas, sem precisar se preocupar com o cardápio, explica Rafael. “Quero que quem me contrata viva um momento especial e que a noite do hambúrguer se torne muito mais do que apenas comer hambúrguer”.
Rafael se responsabiliza por tudo, da compra dos ingredientes ao servir. Escolhe os melhores produtos e prepara cada molho e cada complemento na frente do cliente. “Para que ele saiba, de fato, o que está comendo”. A proposta trabalha com pacotes para atender de 10 a 20, de 20 a 30, ou de 30 a 50 pessoas. O dia, horário e local do banquete ficam à escolha do cliente.
O cardápio é construído com base nos gostos dos convidados, mas com receitas criadas por Rafael. Amante da culinária vegetariana, o cozinheiro garante opções para todos os paladares e dietas. Quem quiser ser chef por uma noite e montar o próprio hambúrguer, Rafael ajuda com dicas para as melhores combinações. “É a forma que achei de me aproximar mais de cada pessoa que me contrata”.
“Cozinhar é a minha vida”
Rafael nasceu em São Luiz Gonzaga. O mais velho de sete irmãos, aos 12 anos botou uma mochila nas costas e foi em busca de oportunidades profissionais. Durante muitos anos, conheceu várias cidades, onde trabalhou em diversas áreas. Conciliava dois trabalhos, um sempre voltado à culinária.
Durante 14 anos, Rafael se dedicou a aprender sobre sua paixão, e assim vieram as primeiras criações, anotadas em um caderno que carrega consigo até hoje. “Os últimos três anos foram de dias e noites tentando criar um projeto que fosse meu, único”.
Muitas dificuldades o acompanharam, mas nada foi suficiente para que Rafael desistisse de seu sonho. “Foram muitos obstáculos, mas sempre tive muita vontade de vencer. Graças aos ensinamentos da minha mãe, eu nunca desisti de tentar”.
Muitas pessoas o ajudaram em sua jornada de alguma forma, destaca. Em especial, a mãe Rosane Souza Lima, que sempre incentivou os sonhos do filho, e o amigo Douglas Erthel, que ajudou Rafael a tirar o Burguer in House do papel e começar a empresa do zero. “Se hoje consigo levar meu trabalho às pessoas e compartilhar meu amor pela cozinha, devo isso a estas pessoas. Eles são e sempre serão especiais na minha vida. Era um sonho que antes era só meu, agora é de todos”.