Na tarde dessa quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos confirmados de coronavírus no país, totalizando oito. São seis pacientes em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Além dos confirmados, há 636 casos suspeitos.
Além disso, existe um caso confirmado no Distrito Federal, após exame feito por um laboratório particular. O ministério ainda aguarda a contraprova, realizada por uma instituição credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar o exame, para confirmar oficialmente. Trata-se de uma mulher, de 53 anos, que viajou pela Inglaterra e Suíça.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o brasileiro não deve mudar seus hábitos. O que deve ser feito é adotar práticas de higiene, como lavar as mãos. “Não muda nada nas condutas adotadas até o momento. Se apresentar sintomas gripais não vá trabalhar, não vá viajar e não vá estudar. Não vá para locais públicos, fique em casa se hidratando e se alimentando bem”, recomenda.
Transmissão local, não comunitária
De acordo o Ministério da Saúde, o Brasil passou a ser um país com transmissão local. Além dos pacientes contaminados em viagem, há pessoas que tiveram contato com essas e contraíram o vírus em território nacional.
No Brasil, ainda não existe transmissão comunitária do vírus, quando nem sempre é possível identificar a fonte de contaminação de um caso positivo.
Caso suspeito em Lajeado
Nesse sábado, 29, foi comunicado o primeiro caso suspeito de Coronavírus em Lajeado. O paciente, 46 anos, apresentou os sintomas após viagem à Itália.
Conforme o Secretário de Saúde de Lajeado, Claudio Klein, devido a grande demanda dos exames e a melhora no quadro do paciente, ele foi liberado do isolamento domiciliar. “O paciente não apresentava mais sintomas da gripe, evoluiu bem e foi liberado do isolamento domiciliar. Ainda não temos perspectivas do resultado do exame.”