Uma série de apresentações de ideias (pitch) inicia hoje, 4, o processo de seleção dos projetos inovadores do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0. A primeira etapa de seleção ocorre no teatro do Tecnovates com duração prevista das 15h às 20h. Atividade será restrita ao público.
Ao total, foram 22 projetos inscritos no edital para aceleração de startups. Cada empreendedor terá cinco minutos para apresentar a ideia aos sete jurados (veja no quadro fechado). Após haverá momento para perguntas.
Critérios como capacidade empreendedora, nível técnico da equipe, clareza, contexto da ideia e fonte de receitas serão analisados pela banca. Os 10 melhores projetos avançam para a próxima etapa do programa. Divulgação ocorre no dia 11 deste mês.
Nesta etapa, as startups passarão por processos de mentoria em áreas de gestão, mercado, finanças e tecnologia. Em junho, ocorre uma nova rodada de pitch com a seleção dos dois melhores projetos. Eles serão incubados na Tecnovates e ganharão R$ 10 mil para desenvolvimento da ideia.
Cultura da inovação
As inscrições do Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 iniciaram em novembro e se estenderam até fevereiro. A quantidade de inscritos é comemorada pelo gestor da incubadora da Univates, Michel Machado.
“Pelo período de inscrição cair em época de férias, ter 22 inscritos foi um bom número. Isso é apenas o começo. Acreditamos que em um segundo edital, a quantidade aumente”, ressalta Machado.
Ao total, serão sete meses de processo até a divulgação das propostas vencedoras, em junho. O programa é realizado pela administração municipal de Lajeado, Univates e entidades participantes do Pro_Move.
Durante a apresentação, realizada em novembro, autoridades destacaram a importância do programa no incentivo à cultura da inovação.
Presidente do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (CMTI), André Bücker citou o interesse em tornar Lajeado referência no setor tecnológico. Já o prefeito Marcelo Caumo ressaltou a intenção de repetir a busca por projetos inovadores a cada semestre.