Compromisso com a democracia

Editorial

Compromisso com a democracia

Compromisso com a democracia
Estado

Mais de 11 mil eleitores de Lajeado ainda não realizaram o cadastramento biométrico. A partir de hoje, resta apenas uma semana. Nesta reta final, o cartório eleitoral tem feito mais de 450 procedimentos por dia nesta reta final. Pela matemática, a tendência é que mais de 8 mil correm o risco de perder o prazo.

Quem perder o prazo de 11 de março ainda poderá tentar regularizar a situação até 6 de maio. Após essa data, porém, quem não estiver em dia com o documento não poderá participar do momento mais importante da democracia.

Enquanto a classe política se movimenta intensamente nos bastidores para articular estratégias e alianças ao processo eleitoral, parece que a sociedade ainda não acordou para garantir o voto no pleito que definirá os próximos prefeitos e vereadores.

Em um cenário de descrédito da população em relação à classe política, de um distanciamento crescente entre representantes e representados, a defesa dos valores democráticos e da importância do voto consciente são cada vez mais importantes.

Não são poucos os motivos para desacreditar na política diante de tantas notícias negativas sobre corrupção, incompetência e desmandos que afetam diretamente na vida da população. Mesmo assim, valorizar a democracia e posicionar a população como protagonista do processo eleitoral são premissas básicas para a construção de uma sociedade melhor.

Para promover uma verdadeira transformação nos valores e práticas que balizam as instituições públicas brasileiras, a população precisa se empoderar cada mais da política, e isso não se restringe ao momento do voto.

Com essa convicção, o Grupo A Hora e organizações parceiras lançaram neste ano o projeto Política Cidadã, pois acreditam no poder da consciência coletiva sobre o verdadeiro papel dos agentes públicos e também do cidadão no sistema democrático, como condições elementares para a evolução social.

Acompanhe
nossas
redes sociais