O cooperativismo é outro papo. Não bastasse ser 30% mais barata em relação à tarifa da RGE, a cooperativa Certel concede um desconto de 5% nas contas dos mais de 70 mil associados pelos próximos dez meses. A iniciativa é reflexo do desempenho financeiro conquistado pela instituição no ano passado, cujo resultado foi de R$ 36,5 milhões.
A Certel informa o desconto nas reuniões de núcleos, que começarem ontem à noite. Ao total, o abatimento de 5% nas contas mensais soma R$ 10 milhões, o que representa uma espécie de distribuição de resultados, tal qual fazem outras cooperativas da região.
Cabe invulgar que, a mesma cooperativa Certel, que há poucos anos passou por uma séria crise financeira e institucional, reencontra o caminho do desenvolvimento e consolida um novo ciclo de evolução e profissionalismo.
Por falar nisso
Faz tempo a eficiência de abastecimento e a agilidade na reposição dos cortes de energia provocam uma lacuna entre Certel e RGE, cujas instituições abastecem grande parte do Vale do Taquari. Além de ser mais barata, Certel tem liderado investimentos que diminuem a vulnerabilidade da rede, como por exemplo, a troca de todos os postes de madeira por outros de concreto. Não é por nada que há uma mobilização, ainda que velada, pelo avanço da Certel em termos de área de abrangência regional. A diferença de uma para outra é muito grande.
No Congresso Nacional, existe uma discussão, ainda que embrionária, para mudar a legislação que define a distribuição de energia por área. Num novo formato, caberia ao consumidor escolher as diferentes fornecedoras para ligar à rede e assim, não seria refém das empresas, que hoje atuam em espaços previamente estabelecidas em concessão.
#DesafioUmPorQuatro
A iniciativa é nobre. E a causa mais ainda. Diante da queda alarmante de 20 a 30% nos estoques de sangue, um grupo de empresas da região, junto do Hemovale de Lajeado, lançam o #DesafioUmPorQuatro.
Trata-se de uma campanha para convencer a sociedade regional sobre a relevância vital em doarem sangue. Segundo cálculos da própria Hemovale, uma doação pode salvar até quatro outras vidas. Para ter ideia, é menor a 2% o número da população brasileira que doa sangue.
Como troca pela doação, durante o mês de março, quem for desafiado receberá benefícios nos parceiros da campanha: 10% de desconto na Martani Gelato & Café, Origem Doce e Quiero Café e seis horas gratuitas no espaço compartilhado do Oficina670 Coworking. Caso você queira mais informações ou deseja virar um parceiro da campanha, mande um direct para a Norde Arquitetura ou para a Morama Marcas Inteligentes no Instagram.
Parque no São Cristóvão
A instalação de uma praça no bairro São Cristóvão terá mais uma etapa na próxima segunda-feira. Será aberto o edital de licitação para a segunda e terceira partes da obra, cuja tendência é ter apenas um interessado.
Afinal, são poucas as empresas que estão dispostas a aplicar R$ 2 milhões em uma praça pública, tal qual projeta o empresário Roberto Lucchese, da Lyall Construtora e Incorporadora. A empresa que vencer a licitação vai ganhar, como forma de pagamento, uma área que fica ao lado do Maxxi, com a premissa de manter uma servidão de passagem e limite de altura de 3 pavimentos.
O espaço será instalado numa área de seis mil metros quadrados, às margens da avenida Piraí. Caso a Lyall for a vencedora da licitação e ao passo que o processo for homologado e a Lyall receber a autorização oficial para iniciar as obras, a previsão é concluir o parque em cinco meses. Ou seja, antes das eleições municipais.
Por que só nas particulares?
Pais de alunos da escola municipal Otília Correa de Lima contatam a coluna para questionar a razão pela qual os fiscais de trânsito – tradicionais azuizinhos – só orientam o trânsito nos horários de pico nas escolas particulares da cidade. Eles cobram, assim como ocorre em outros educandários, a presença de um fiscal para organizar a entrada e saída dos alunos e carros. Com a palavra, o governo.
Audiência relevante
O governo de Lajeado realiza amanhã, na sede da prefeitura, audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. Trata-se de etapa importante para um projeto ainda mais relevante para Lajeado. O plano defasado e remendado já não suporta o crescimento urbano, onde o transporte público – para citar um exemplo – é ruim e não estimula ninguém a andar de ônibus. Este é o momento para participar com sugestões, a fim de construir-se um plano a altura da cidade inteligente que Lajeado se propõe a ser.