Na manhã desta segunda-feira, dia 2, o programa Pacto Lajeado pela Paz da administração municipal formou o sétimo grupo de facilitadores da paz. A entrega dos certificados ocorreu no salão do Júri do Fórum de Lajeado. Cerca de 60 pessoas participaram do Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos que ocorreu de setembro a dezembro do ano passado.
Conforme a instrutora e coordenadora da Justiça Restaurativa, Tânia Fröhlich Rodrigues, o curso integra o programa de prevenção Pacto Lajeado pela Paz e forma pessoas para promover o melhores relacionamentos para minimizar as situações de conflitos nas comunidades, escolas e famílias.
O momento contou com a participação do prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Glaucia Schumacher, o juiz diretor do Fórum da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, o promotor, Sérgio Diefenbach e, demais coordenadores do programa.
O juiz Johnson ressaltou a importância de uma justiça restaurativa na comunidade. “Desde 2015 estamos formando pessoas, hoje formamos um exército para trabalhar em novos ambientes com essa metodologia”, completa.
Matéria completa na edição impressa de terça-feira.
Veja a entrevista com o juiz Luís Antônio de Abreu Johnson: