O Hospital Bruno Born (HBB) confirma o primeiro caso suspeito de Coronavírus em Lajeado. O paciente é um homem de 46 anos que esteve no Atendimento 24h. Ele viajou para Itália nesse mês e pode ter tido contato com infectados.
Conforme o hospital, o homem teve sintomas de resfriado e foi encaminhado para isolamento domiciliar por 14 dias. Foi feita coleta e encaminhado o material para o Lacen de Porto Alegre que o repassou para outra clínica do Rio de Janeiro ou São Paulo. A resposta do exame está prevista para cinco dias.
A Secretaria de Saúde de Lajeado também confirma o caso, entretanto conforme Cláudio Klein, responsável pela pasta, a suspeita é fraca. “Os critérios internacionais são tosse, febre e aperto no peito. Ele não tinha nenhum destes. Só astenia, dores no corpo e mal estar”, informa. Ainda segundo o secretário, o homem já está se recuperando.
Brasil
Hoje o país teve o segundo caso confirmado em São Paulo. Pelo Twitter, o Ministério da Saúde informou que o paciente infectado esteve na Itália. Se trata de mais um caso importado, como o primeiro no mesmo estado. De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) informa que 182 casos suspeitos de coronavírus são monitorados no Brasil.
Mundo
A primeira morte por Coronavírus ocorreu hoje nos Estados Unidos. A vítima é um homem com cerca de 50 anos que estava internado na região de Seattle, estado de Washington. No país, há 67 casos da doença.
O Catar registrou o primeiro caso hoje. Já a Itália é o país com o maior número de casos fora da Ásia (1.128).
No mundo, a quantidade de doentes confirmados passou de 85,4 mil. Desse total, mais de 79 mil estão na China.