O ronco dos motores agitou a temporada 2019 do Veloterra e Motocross estadual. Foram diversas etapas ao longo do ano, que movimentaram cidades de todo o estado, inclusive do Vale do Taquari. Alguns dos principais destaques do ano pertencem a nossa região.
O fechamento oficial da temporada ocorreu no último sábado, em Encantado, na tradicional Festa dos Campeões, no Parque João Batista Marchese. Pilotos e equipes confraternizaram e puderam falar sobre o ano que passou, além de se prepararem para a próxima temporada de provas.
Organizador do evento, André Tramontini da Costa comentou que o ano de 2019 não foi nada fácil devido às condições climáticas, que por muitas vezes atrapalharam a organização dos eventos. As expectativas para 2020 são melhores. “Estamos nos organizando para os campeonatos serem melhores, será um longo ano”. A primeira etapa já está marcada. No dia 8 de março, ocorre em Capitão a abertura do Campeonato de Motocross.
Destaques do Vale
Ao longo das três principais competições do ano: Summer Cup, Campeonato Pirelli e Upper Energy de Motocross, foram pelo menos dez os campeões que saíram do Vale do Taquari. Destaque principal para Carlos Lorenzini e Ivan Pilz, únicos a se sagrarem campeões em mais de uma categoria. Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Estrela, Mato Leitão, Santa Clara do Sul e Putinga tiveram pilotos levantando taça.
Carlos Lorenzini, o Nanico, de Lajeado, foi campeão das categorias 4 tempos e VX3 nacional na Summer Cup. “Foi um ano em que não consegui me dedicar muito nas pistas, mas mesmo assim sai campeão em duas categorias no campeonato de pré-temporada”, comenta.
Para 2020, Lorenzini está se preparando para ter preparo físico para competir o Campeonato Gaúcho. “Estou me cuidando, fazendo academia três vezes por semana para ter o corpo em dia e ir com tudo para cima dos melhores do estado.”
Ampliação do Lajeado Moto Clube
Presidente do Lajeado Moto Clube, Ademir Ten Pass irá dar um tempo das pistas neste ano. No entanto, continua à frente do moto clube, que espera ter novidades em 2020. “Estamos com um pedido encaminhado para construção do nosso quiosque. Temos também a expectativa para compra de uma área maior para aumentar a pista e talvez, quem sabe, inovar com uma pista de motocross.”