Lançada na manhã desta quarta-feira, dia 26, a Campanha da Fraternidade 2020 traz este ano como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. O lema desta edição é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, fundamentado na passagem bíblica do Bom Samaritano.
Na região, diversas são as programações dos católicos durante a semana. Na Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, no centro de Lajeado, a abertura ocorreu às 8h30 com missa e benção das cinzas, onde os fiéis puderam reforçar o propósito sobre o tema proposto este ano. O momento também contou com encontro das lideranças das capelas das comunidades das paróquias. Às 19h de hoje, dia 26, haverá um segundo momento na Igreja Matriz para celebração da Campanha.
Também tiveram celebrações com os ministros da Eucaristia as comunidades do Santo André, do Bairro Santo André; Nossa Senhora do Caravágio, do Bairro Campestre; São José Operário e Nossa Senhora da Conceição, no Universitário; Nossa Senhora de Lourdes, no Verdes Vales; e São Francisco, no Alto do Parque, entre outras. Na Capela Coração de Jesus do Florestal, também haverá missa hoje, dia 26, com abertura da Campanha, às 18h15min.
A intenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é chamar a atenção dos fiéis em torno do combate à violência e à intolerância, tão presentes no cotidiano, incentivando todos os cidadãos exercitarem a empatia e desenvolverem as capacidades de cuidarem do próximo. Durante os 40 dias da Quaresma, nas paróquias de todo país, missas e encontros vão tratar e debater sobre o assunto. Em mensagem sobre a campanha, o Papa Francisco divulgou mensagem que a superação da globalização da indiferença só será possível se nos dispusermos a imitar o Bom Samaritano.
Menos indiferença
A Campanha que iniciou em 1963 sempre busca uma temática com dimensão social, onde há uma fragilidade. Conforme o padre Valdir José Biasibetti, da Paróquia Matriz de Lajeado, a campanha situa-se dentro do período da quaresma no sentido de sensibilizar a população a respeito de atitudes humanas, de solidariedade e de respeito à vida. “O tema está sendo lembrado em todas as Igrejas Católicas do Brasil para sensibilizar a população dessa cultura do encontro e promoção da vida, estimulando as pessoas a sair da comodidade e da indiferença”, ressalta.
Coleta da solidariedade
Dentro da Campanha da Fraternidade também acontece a Coleta da Solidariedade, realizada pelas dioceses, paróquias e comunidades católicas de todo país, no Domingo de Ramos, 5 de abril. Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são destinados, 60% do total da coleta para diocese de Santa Cruz do Sul, e os 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).