Obra de duplicação começa em um ano

Pedágio na 386

Obra de duplicação começa em um ano

Ibama autoriza início do projeto da nova pista. Primeiro trecho será entre Marques de Souza e Lajeado e deve ficar pronto até 2023

Obra de duplicação começa em um ano
Concessionária tem até fevereiro de 2023 para entregar o primeiro trecho duplicado da 386 entre Lajeado e Marques de Souza (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

A licença prévia para o projeto de execução da nova pista na BR-386 foi confirmada ontem no Diário Oficial da União. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu o documento e os estudos da obra já podem ser iniciados.

Pelo contrato de concessão da rodovia, assinado entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a obra de duplicação começa no próximo ano e deve ser entregue em 2023. “Ao que tudo indica, o processo está de acordo com o cronograma. Essa era uma das preocupações da região”, diz a presidente do Conselho de Desenvolvimento (Codevat), Cintia Agostini.

Pela liberação, a CCR ViaSul pode tratar do diagnóstico da duplicação, com vistas no aumento da capacidade de fluxo em quase 240 quilômetros da rodovia. Cintia integra o grupo de trabalho que faz o intermédio entre usuários e concessionária.

Em março, diz, ocorre mais uma reunião entre as partes. O andamento desse projeto será um dos temas abordados. Para a presidente do Codevat, até agora o cronograma previsto em contrato está sendo cumprido. “A análise ambiental é uma etapa importante quando se trata de uma obra desse porte”, frisa.

As melhorias na infraestrutura da BR-386 foram divididas em sete trechos e começa no próximo ano nos 20 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado. Todos os 240 quilômetros terão novas pistas até 2036, como prevê o contrato.

Aumento na tarifa
O pedágio começou a ser cobrado no dia 9 de fevereiro. A tarifa para automóvel custa R$ 4,40. As praças ficam em Paverama, Victor Graeff, Fontoura Xavier, e em Montenegro. A cobrança foi autorizada pela ANTT pelo fato de a concessionária ter cumprido as obrigações contratuais, que estabeleciam serviços prévios, como sinalização, recuperação emergencial da manta asfáltica, melhoria na infraestrutura e limpeza das margens da rodovia.

O contrato prevê revisões anuais na tarifa. A data base é 15 de fevereiro e considera como base o IPCA do ano anterior. A ANTT é responsável por autorizar o reajuste, mas até agora não houve indicação de quanto será esse percentual. Em caso de a concessionária descumprir etapas, melhorias e serviços, poderá ter a tarifa reduzida.

Câmeras nas rodovias
Além do início da primeira etapa da duplicação, 2021 também terá câmeras de monitoramento na BR-386. Os aparelhos ficarão em trechos estratégicos da rodovia, onde há incidência de abusos de velocidade, também nas praças de pedágio e passarela.

A CCR administra quatro rodovias federais no RS. Todas terão as câmeras. Ao todo, serão 1.127 equipamentos, que serão instalados a cada 1,5 quilômetro. O sistema terá um investimento que ultrapassa R$ 20 milhões.

As câmeras serão usadas para monitoramento do tráfego e terão tecnologia que emite alertas em caso de acidentes. O sinal é disparado direto na sala de controle da concessionária. Pelo contrato, a empresa tem até fevereiro de 2022 para ter a transmissão das imagens em funcionamento.

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