Após um mês em recesso parlamentar, a câmara de vereadores retoma sua rotina normal de atividades hoje, com a primeira sessão de 2020, ano que encerra a atual legislatura. A reunião, que inicia às 17h, também será a primeira presidida por Lorival Silveira (PP) em sua nova gestão à frente do legislativo.
Não há projetos para votação na ordem do dia, já que apenas uma matéria foi protocolada até o momento neste ano. De autoria do vereador Sérgio Kniphoff (PT), o texto denomina de Parque Doutor Ney Santos Arruda, a área situada na orla do rio Taquari, no Centro da cidade. Ele ainda deve passar pelas comissões antes de ser colocado em votação.
Segundo Silveira, dez projetos do governo municipal que não foram votados até o fim do ano passado acabaram arquivados. Entre essas matérias, está o Plano Diretor Lajeado 2040, protocolado ano passado e que acabou não apreciado em plenário após dezenas de reuniões nos bairros e no próprio legislativo.
“Tanto o governo quanto a Câmara podem solicitar o desarquivamento do projeto”, alerta Silveira.
Sem projetos para votar, a tendência é de que os 15 vereadores utilizem os seus sete minutos previstos no regimento interno para pronunciamento, abordando temas referentes a demandas do município e também assuntos de relevância estadual e nacional.