Construída entre os anos de 1968 e 1969 a igreja matriz da paróquia São Cristovão está sendo reformulada pela primeira vez. Para arrecadar fundos, diretoria organiza campanhas de contribuição espontânea e festas. A próxima marcada para o dia 26 de julho.
Na parte externa, todo o acesso será reformado. A fachada de frente para a BR-386 será mantida com a substituição de uma torre. Na parte interna, estão às principais mudanças com a construção de um novo altar, reformas das paredes e piso. “A antiga estrutura estava comprometida. Ficamos dois anos elaborando o projeto até iniciar as obras”, recorda o padre Elias Rech.
A previsão é que a parte interna receba a primeira missa em julho de 2021, durante a festa do padroeiro. Já a fachada deverá ser concluída em dois anos. “Ela será iluminada, com o nome do padroeiro em destaque”, detalha Rech.
O antigo altar localizado no fundo foi demolido. O novo ficará centralizado, com o público disposto ao redor. Segundo Rech, a arquitetura aproxima os fiéis com a liturgia. “O templo ficará adequado estimulando a participação do povo, diferente dos anos 1500, quando as missas eram rezadas de costas”, diz.
Após a reforma a igreja terá capacidade ampliada para 460 pessoas.
Mobilização
A primeira programação da paróquia ocorre no dia 7 de março com o galeto anual. O evento arrecada recursos para a festa anual em julho. Os valores serão utilizados na compra de prêmios que serão sorteados durante o evento.
Por enquanto, as missas ocorrem no ginásio, nos fundos da igreja. A comunidade possui mais de mil associados.