O esporte faz com que o professor e analista de sistemas Jean Carlo Hansen, 46, frequente pontos inexplorados do Vale do Taquari, desconhecidos até pelos moradores locais. Natural da capital gaúcha, ele reside faz cerca de 15 anos em Estrela.
• Quando e por que começou a praticar esportes como caminhada, corrida e pedalada pelas paisagens da região?
Comecei a pedalar em 2005, algum tempo depois de me mudar para o Vale do Taquari, vindo de Porto Alegre. A ideia, já na época, era desfrutar das belezas naturais na região. Quase que imediatamente veio a paixão pela corrida e, em especial, pelas atividades outdoor como o trekking, trail running e corrida de aventura.
• Você tem ideia de quantos pontos turísticos do Vale do Taquari conhece?
Não sei dizer. Mas o que posso afirmar, com certeza, é que já apresentei vários lugares para muita gente. Inclusive, apresentei lugares para gente que sempre morou aqui e não conhecia. Como tenho essa característica exploradora, sempre que conheço um lugar novo já vou logo tratando de descobrir aqueles pontos não comuns de visitação, aquelas trilhas que pouca gente conhece, para conseguir aquela foto especial.
• Quais pontos turísticos são os mais belos para ti?
Nossa região é fantástica. Temos locais e atividades para todos os gostos, idades e capacidades físicas. Eu sou frequentador assíduo de três locais bem distintos. No passeio com a família, sempre gosto da Lagoa da Harmonia (Teutônia), ambiente tranquilo, bonita paisagem, ótimo local para um churrasco descontraído. Para aventura, a Cascata Rasga Diabo, em Vespasiano Corrêa, é meu destino com certa frequência. Junta uma dose certa de adrenalina e esforço físico, exige muita disposição. E a cachoeira é uma das mais bonitas que já vi. Para os amantes da corrida em trilha, meu esporte mais frequente atualmente, o Morro Gaúcho, é a pedida ideal. É o quintal de treinos do nosso grupo, os Brutus do Gaúcho. Pelas nossas contas possui mais de 100 quilômetros de trilhas, boa parte delas possíveis de serem feitas somente a pé.
• Tem algum lugar do Vale do Taquari que ainda não conhece e deseja conhecer em 2020?
Nenhum local específico, mas os planos são explorar novas cachoeiras e novas trilhas, na região da Lagoa da Garibaldi, Capitão e Travesseiro.
• Resuma o sentimento em praticar essas atividades em meio à natureza. Quais os benefícios para você?
Sou fã do ditado ‘Conhecer para preservar’. A atividade na natureza deve ser consciente: deixe tudo do jeito que encontrou. É decepcionante conhecer um lugar novo e bonito, e ao voltar lá encontrar lixo e desmatamento. Cumprida essa regra, o resto é só curtição: belas paisagens, adrenalina e sensação de liberdade.