A 14ª edição da Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol chegou ao final na tarde de ontem. A competição iniciou no dia 17 e contou com a participação de mais de 1.700 atletas. Foram 86 equipes de 30 clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Argentina. Foram ao todo 163 jogos disputados.
Cinco das seis finais ocorreram ontem no campo do Esperança, no Bairro Languiru. A exceção foi a categoria Sub-12, que realizou a sua final na terça-feira. Na ocasião, a equipe da casa, AERC Juventus sagrou-se campeã ao vencer o Pedro Osório Galera por 2 a 1.
Pela categoria Sub-17, o GE Brasil, de Pelotas, venceu o Novo Hamburgo por 4 a 1 na disputa de pênaltis após empatar a partida em 0 a 0. A próxima final disputada foi a da categoria Sub-14, que também foi decidida na marca da cal após empate em 0 a 0. O São José ficou com o título após levar a melhor por 6 a 5 sobre o Novo Hamburgo.
O São José voltou a comemorar o título na categoria Sub-15, em que superou o Juventus na final pelo placar de 3 a 2. Depois, foi a vez de CFA Manchister (SC) e Caxias decidirem a categoria Sub-16. Pela terceira vez na tarde, a disputa foi para os pênaltis após empate em 0 a 0. Nas penalidades máximas, vitória da equipe de Santa Catarina por 4 a 3.
Fechando a tarde de jogos, um clássico do Vale do Taquari decidiu a categoria Sub-13. Na disputa entre Juventus e ALE/Lajeadense, melhor para a equipe de Teutônia, que venceu por 2 a 0 e ficou com o segundo título da competição.
Competição de alto nível
Durante a semana, os jogos movimentaram as praças esportivas do Gaúcho, Elegê, Atlético Gaúcho, União, Cruzeiro, Esperança, Fluminense, Alto Taquari, Lawi, Ouro Verde e Ribeirense. Durante este período, os atletas receberam três refeições diárias, tendo como praça de alimentação a Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru.
Para o diretor do Planeta Bola, Rubens Andrade Dias, a 14ª edição da Copa de Teutônia foi de alto nível. “Tivemos uma copa tranquila para as equipes, para a comissão organizadora e que deixa a sua marca na cidade e nos campos em que passou. A qualidade subiu muito nos jogos, ou seja, os times se qualificaram para participar. Estamos muito contentes com esta edição.”
Para o secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, a Copa Teutônia Cooperativa Languiru é uma competição consolidada no município. “Nos orgulhamos de sediar um evento deste porte, que revela verdadeiros talentos no futebol. Uma competição que tem como marca a integração e o respeito entre atletas, comissões técnicas e equipes, em que o maior troféu é ter participado da Copa Teutônia”, frisou.