MPF premiou o The Intercept Brasil

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

MPF premiou o The Intercept Brasil

23 01 2020 DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_TEXTO PRINCIPALA imprensa não pode tudo. Tampouco a Justiça. Ambos são entidades ou pilares essenciais para a nossa Democracia. É preciso equilíbrio. Com seus respectivos erros e acertos, ambos são e sempre serão necessários para a sustentação do nosso Estado Democrático de Direito, reforço. Mas o momento é de extrema delicadeza. E a denúncia do MPF de Brasília contra o editor do site The Intercept Brasil soa como vingança. Pura e simples, vingança.
O hacker – ou a fonte – colocou a própria liberdade em risco. Cometeu crimes, sim, e agora merece ser punido com todo o rigor da lei – algo raro neste país. Mas a insinuação do Procurador da República sobre a participação de Glenn Greenwald é pessoal. Serviu para balizar as desconfianças sobre o uso politico e a parcialidade incrustada dentro deste órgão tão importante para a nação. Foi um prêmio ao bom jornalismo independente do The Intercept Brasil, que vem denunciando exatamente isso com a “Vaza Jato”.
A Polícia Federal, responsável pela investigação, teve acesso às mesmas conversas divulgadas pelo Ministério Público Federal. O diálogo entre o jornalista norte-americano e um dos hackers – considerado extremamente comprometedor e criminoso por parte do Procurador Federal –, foi absolutamente destrinchado e arquivado pelos policiais, investigadores e delegado federal durante os meses de investigação.
“Não é possível identificar a participação moral e material do jornalista nos crimes investigados”, cita o inquérito. Ainda sobre Greenwald e o diálogo com o hacker criminoso, a mesma PF que prendeu os hackers conclui. “Postura cuidadosa e distante em relação à execução das invasões”. Só o mesmo procurador que já denunciou – e não deu em nada – o presidente nacional da OAB para defender o mesmo Sérgio Moro enxergou promiscuidade no diálogo.
Eu preciso ser transparente com o leitor do A Hora: sou admirador do site e defendo a série de matérias da Vaza Jato. Mas quero transparência dos procuradores. Se não gostam do site, que ao menos assumam. Se alguns estão lá a serviço de determinada ideologia ou Ministro, que admitam diante de quem lhes paga e sustenta. Não é preciso temer. Afinal, apesar da risível trapalhada jurídica, ainda assim serão milhões de brasileiros aplaudindo este imprudente e abalável ataque à liberdade de imprensa.


23 01 2020_DIVULGAÇÃO_COLUNA MARTINI_ foto boneco KayserKayser voltou?

Causou furor nas redes sociais uma publicação no Diário Oficial de Lajeado: “Designa o servidor estável Carlos Kayser para exercer as atribuições inerentes ao cargo de Fiscal de Obras junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos”. Kayser é o ex-coordenador do Departamento de Trânsito, condenado pela alteração de datas de três multas.
As postagens davam a entender que ele estava sendo nomeado para uma nova função pelo prefeito. Na verdade, Kayser é concursado como Fiscal de Obras há quase 30 anos e a publicação no Diário Oficial apenas reforçou a saída dele da Função Gratificada. Entretanto, isso não invalida as críticas de quem eventualmente cobra sua saída do quadro efetivo.


Inovação e energia

A Certel não para de inovar. A cooperativa nascida em Teutônia adquiriu, em dezembro, o primeiro drone. O equipamento permite acessar locais de maneira muito mais rápida e segura, conectando os olhos do operador a um limite de 8 quilômetros de distância. Com o aparelho, serão realizadas operações de monitoramento, inspeção e levantamento de rede.


23 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO Porto de EstrelaPorto em Estrela

O prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, participou de dois encontros nessa quarta-feira. Em ambos, tratou sobre a municipalização do Complexo Portuário Ernesto Geisel, o Porto de Estrela. Mallmann esteve reunido com agentes das secretarias de Logística e Transportes e de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado. O chefe do Executivo estrelense está otimista.


Bombeiros em Encantado

A atual diretoria da Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros da Região Alta do Vale do Taquari (Ambravat) chamou uma Assembleia Extraordinária para o dia três de fevereiro, às 15h, na Câmara de Encantado. Haverá prestação de contas e renuncia aos cargos ocupados. Será proposta uma eleição para escolha da nova diretoria. Os atuais diretores estão desgostosos com as recentes ameaças de fim do convênio – e atrasos nos repasses – por parte de municípios do G-10. A nova direção deverá ser indicada pelos prefeitos.


Tucanos

Ainda sobre a relação entre PP e PSDB em Lajeado, alas tucanas reclamam da decisão de manter a dobradinha Progressista entre Marcelo Caumo e Gláucia Schumacher. O problema não estaria nesses dois nomes, necessariamente. Mas, sim, na decisão unilateral.

Tucanos II

Suplente de vereador do PP e ex-líder de Governo na Câmara, Mozart Lopes ainda não definiu seu destino. Após devolver a cadeira para Lorival Silveira, muitos apostavam que ele assumiria a vaga de Ítalo Realli na prefeitura. Não rolou. E o PSDB está de portas abertas.

Tucanos III

Carlos Reckziegel, o presidente municipal do PSDB em Lajeado, deve ser o único entre os três secretários a concorrer a vereador em outubro. Por outro lado, Mariela Portz, a única vereadora tucana no momento, já afirmou que não concorrerá à reeleição na Câmara.

Tucanos IV

Ainda sobre Mariela Portz (PSDB), ela exonerou outra assessora parlamentar na semana passada. Barbara Corrêa havia assumido em julho do ano passado. Agora, ela deve assumir um cargo na Fepam, cuja presidente é a lajeadense, Marjorie Kauffmann.

Acompanhe
nossas
redes sociais