Lajeado inaugura no Vale do Taquari uma tecnologia importante para garantir mais transparência para a fiscalização de trânsito. Atualmente, duas das oito viaturas dos agentes da cidade já contam com câmeras para monitorar as atividades de dentro e do entorno do veículo.
Trata-se de um avanço significativo na modernização de um órgão fundamental para a rotina do município mais populoso da região. Com os novos equipamentos, há a possibilidade de um controle social maior por parte da comunidade sobre o serviço realizado, bem como para que o departamento de Trânsito consiga garantir maior segurança e assertividade às suas ações.
Importante ressaltar que o incremento nas viaturas ocorre após um episódio no mínimo polêmico. Em agosto do ano passado, os dispositivos de identificação da posição geográfica por meio de GPS apareceram violados. O fato levantou suspeitas em torno do departamento, tanto que o coordenador buscou à Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência, em caso ainda não esclarecido.
A implantação do novo sistema eleva a um novo patamar o serviço fundamental já prestado pelos agentes de trânsito. O uso da tecnologia e da inteligência reforçam a atuação de servidores públicos para um melhor controle das infrações e coleta de provas para a aplicação de multas justas e certeiras.
Já existente em outros municípios de médio e grande porte do estado, a ferramenta serve de vanguarda em nível regional e pode ser referência para que outras cidades também adotem o sistema. Não apenas para o trânsito, como para as forças de segurança em geral.
Cada vez mais, sociedade e Estado precisam se atentar às transformações em curso decorrentes dos avanços tecnológicos. Muitas das inovações podem ser aproveitadas para qualificar as ações e estratégias, tanto no meio privado como no setor público. Com um controle mais transparente e eficaz sobre o trânsito, é possível alcançar níveis melhores em termos de mobilidade urbana.
Editorial
Tecnologia a serviço da fiscalização
Lajeado inaugura no Vale do Taquari uma tecnologia importante para garantir mais transparência para a fiscalização de trânsito. Atualmente, duas das oito viaturas dos agentes da cidade já contam com câmeras para monitorar as atividades de dentro e do entorno…