Secretarias e coligação

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Secretarias e coligação

04_A_HORAEstamos a menos de nove meses do pleito municipal. Neste período, os ruídos entre coligados começam a transparecer com mais intensidade. Dúvidas, discordâncias, desavenças, desconfianças e insatisfações norteiam alguns encontros de bastidores na “capital” do Vale do Taquari. Com a dupla de candidatos praticamente definida, o PP terá pela frente o desafio de manter unida a coligação vencedora em 2016.
Dentro dessas negociações, o caso do PSDB é com certeza o mais complexo. Internamente o partido ainda possui muitas divergências – normais no âmbito da política – sobre quem vai e quem fica ou sobre quem concorre e quem fica só na torcida. Os tucanos também divergem no momento de avaliar a coligação com os Progressistas lajeadenses. Uns estão bastante satisfeitos. Outros nem tanto.
Hoje o PSDB possui uma vereadora eleita e três secretarias municipais – Cultura, Planejamento e Meio Ambiente. São titulares, respectivamente, Carlos Reckziegel, Rafael Zanatta e Luís Benoitt. Boa parte dos integrantes do partido está convicta que o atual prefeito, em caso de reeleição, vai manter este mesmo número mínimo de secretarias disponíveis ao partido. Mas outra parte está bastante desconfiada…
Nos bastidores, alguns membros do partido tucano debatem a tese de que o PP, em caso de vitória, disponibilizaria uma secretaria para cada vereador eleito pelos coligados. Se esta regra estivesse valendo hoje, por exemplo, o PSDB teria direito a apenas uma secretaria. A possibilidade mexe com os brios de alguns agentes públicos. “Se for assim, estamos fora”, afirma um deles. “Ninguém sabe o que vai acontecer. Não há conversas”, reforça.
São teses, eu reforço. A relação entre os partidos ainda é saudável e tudo pode se resolver em um breve – ou nem tão breve assim – cafezinho. Porém, o tempo está passando e as demais siglas estão percebendo a falta de movimentação por parte de quem está no poder. Algo próximo de uma “soberba”, disse-me um agente público. A verdade é: dificilmente o PSDB não estará ao lado do PP em outubro de 2020. Mas os ruídos estão aumentando…


????????????????????????????????????

Paradas de ônibus

O processo licitatório para a instalação de 134 paradas de ônibus em Lajeado inicia no dia 18 de fevereiro de 2020. O edital está publicado no site eletrônico do município. De acordo com o documento, o custo deste empreendimento é próximo de R$ 1,5 milhão. Os recursos são do Ministério das Cidades, por meio do Programa Pró-Transporte, com contrapartida municipal.


Asfalto em Arroio Grande

Um grupo de moradores de Arroio Grande, em Arroio do Meio, vem organizando novos protestos e reuniões com o objetivo de reivindicar o asfaltamento da ERS-482 em um trecho de aproximadamente quatro quilômetros. Na semana passada, representantes da comunidade estiveram na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde protestaram com cartazes.


22 01 2020_ARQUIVO_COLUNA MARTINI_boneco MareliPresidência ameaçada

Em Teutônia, o diretório do PP segue em pé de guerra. Uma ala do partido – com apoio de alguns correligionários do Vale do Taquari – costura uma forma de retirar a ex-vereadora Mareli Vogel da presidência local. Entre os argumentos, o cargo de assessoria que ela já assumiu no governo estadual do PSDB.


22 01 2020_ARQUIVO_COLUNA MARTINI_boneco Carlos Rafael MallmannSinuca de bico

A poucos meses da eleição, e precisando costurar alianças políticas, o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann (MDB), precisa tomar uma decisão sobre o futuro do Secretário de Meio Ambiente, Hilário Eidelwein (PSB), condenado por direcionamento de licitação. Eles devem conversar nesta quinta-feira. Nos bastidores, o gestor é pressionado a deixar a decisão com a Justiça. O MP já se manifestou favorável ao afastamento do servidor, mas a Assessoria Jurídica do Gabinete defende a permanência do servidor.


22 01 2020_ARQUIVO_COLUNA MARTINI_boneco SandroMP e o desgaste

Prefeito de Colinas, Sandro Hermann (PP) vive uma relação conturbada com o MP da Comarca de Estrela, responsável também pelos cidadãos colinenses. Desta vez, o inquérito civil se refere a uma suposta “fraude no procedimento licitatório destinado à contratação de mão de obra especializada e fornecimento dos itens necessários à pintura interna e externa da EMEF Ipiranga”. É um desgaste a mais para o gestor. E desta vez, em ano eleitoral.


Ildo Salvi vai assinar com o PSDB

O vereador de Lajeado Ildo Salvi vai deixar a REDE na próxima janela de transferências. Ele já acertou todas as arestas com o PSDB e será mais um candidato tucano no pleito municipal de 2020. A negociação entre as partes iniciou faz vários meses. A sigla formalizou o convite nos últimos dias. Salvi aceitou ontem. Será o terceiro partido dele. Em novembro de 2015 ele pediu desfiliação do PT. Sobre o novo colega, o presidente do PSDB Carlos Reckziegel afirma. “Ele se enquadra perfeitamente nas ideias e princípios que defendemos.”


WhatsApp Image 2020-01-21 at 17.27.43Bombeiros e MP

Uma reunião realizada na noite de segunda-feira em Doutor Ricardo parece ter selado – positivamente – o futuro do Corpo de Bombeiros de região alta do Vale do Taquari, e cuja sede fica em Encantado. Ao que tudo indica os repasses necessários para a manutenção do grupo serão mantidos pelas prefeituras.
A corporação conta com auxílio de oito civis e, para isso, precisa de auxílio financeiro dos municípios que fazem parte do G-10. Na semana passada, sete dessas administrações municipais sinalizaram com o fim deste repasse. Após, membros do Corpo de Bombeiros solicitaram auxílio aos vereadores e também ao Promotor de Justiça, André Prediger.

Acompanhe
nossas
redes sociais