Considerada uma das principais competições de categoria de base do país, a 14ª Copa Teutônia Cooperativa Languiru de Futebol teve início na noite dessa sexta-feira, 17. O torneio reúne mais de 1,7 mil atletas, 30 clubes e 86 equipes, divididas em seis categorias, do sub-12 ao sub-17. A competição segue até o dia 24 de janeiro, movimentando as praças esportivas do município, além de escolas e sedes de entidades comunitárias, que estão servindo de alojamento.
A abertura oficial ocorreu na sede da SER Gaúcho, no Bairro Teutônia. Na ocasião, ocorreu o tradicional desfile das equipes participantes, seguido de pronunciamentos das autoridades. Ao final da cerimônia, foi realizado o primeiro jogo da competição, pela categoria Sub-16. A equipe CFA Manchister, de Palhoça (SC), venceu a teutoniense AERC Juventus por 1 a 0.
O coordenador de esportes da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, William Marques, destacou que Teutônia recebe com alegria todos os desportistas para a 14ª edição da Copa Teutônia. “Todos querem levar medalha, mas o mais importante é a amizade e o respeito que vocês precisam ter um com o outro, não só no futebol, mas na vida de vocês. Que vocês tenham grandes alegrias e grandes emoções aqui em Teutônia”, disse.

Na partida de abertura, o Manchister, de Palhoça (SC), venceu o Juventude, de Teutônia, por 1 a 0
Representando a Cooperativa Languiru, Alexandre Schneider fez uma relação entre o cooperativismo e o futebol. “Cooperativismo tem tudo a ver com este campeonato. Vocês vão nos dar uma aula de trabalho em equipe. Mesmo perdendo, saímos aplaudidos, pois mostramos uma partida bem jogada. É uma honra receber vocês aqui, em Teutônia”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura, ainda houve homenagem ao Grêmio Esportivo Bagé pelos 100 anos do clube, que serão comemorados em 20 de agosto de 2020. Na ocasião, o ex-jogador e atual treinador das categorias de base do Bagé, Jesus Antônio Munhoz Padilha, o Totonho, recebeu um troféu de homenagem da Prefeitura de Teutônia.