É tocante ver a corrente em prol da menina Lívia Teles. Eu lembro quando tudo iniciou. Li aquelas primeiras matérias sobre o tratamento e os custos astronômicos. Eu estava pessimista, confesso. Mudei. A cifra de R$ 9 milhões talvez ainda esteja distante. Mas nunca esteve tão perto. E essa correnteza de solidariedade que se espalhou Brasil afora demonstra um lado todo nosso. Um lado essencialmente brasileiro, e tão esquecido nos últimos anos.
Não à toa surgem novas e novas correntes e campanhas. Na edição de hoje, a linda história da minha colega de jornalismo, Nicole Morás. Uma “pequena” grande guerreira. Perdeu a mãe faz poucos meses e hoje ela mesma enfrenta os riscos da temível doença. Aliás, para ela nem é tão temível assim, acredito.
E este baita exemplo de coragem acabou por encorajar amigos. Uma corrente espontânea foi arquitetada com solidariedade, amor, empatia e afeto para angariar recursos e custear um tratamento para Nicole. Amigos, namorado, colegas, irmã, pai. Ou mesmo desconhecidos. Todos de braços abertos para ajudar o próximo. Definitivamente, uma lição aos dias de hoje. Uma lição a cada um de nós, que reclama por tão pouco. Ou que se queixa por quase nada.
Pesquisa sobre a BR-386
O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) quer manter o protagonismo no debate entre União, Estado, Concessionária CCR Viasul e sociedade. Em março a entidade realiza a primeira assembleia do ano. Neste momento serão divulgadas duas dinâmicas de trabalho. A primeira prevê a implementação de um grupo técnico para auxiliar os conselheiros. A segunda se trata de uma pesquisa de percepção.
De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, é uma pesquisa para verificar a percepção da sociedade sobre o uso da rodovia. “Se ela precisou de algum serviço, se foi bem atendida. Questões sobre sinalização, condições da pista, satisfação com o andamento do contrato. São detalhes que o cidadão vai nos mostrar. Precisamos captar o que a sociedade está percebendo. E para isso, estamos formatando um formulário de pesquisa.”
Trevo da BRF
Nesta semana o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo (PP) participou de reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), para apresentar às autoridades e técnicos os projetos de mobilidade urbana da ERS-130, principalmente no trecho próximo à BRF, no entroncamento com a ERS-413. “Saímos otimistas da reunião diante das possibilidades construídas”, afirma o chefe do Executivo lajeadense. Vamos aguardar!
Na gaveta
A Liberdade Econômica em Arroio do Meio segue engavetada. O anteprojeto do vereador Jose Elton Lorscheiter (PP), mais conhecido por “Pantera”, segue sob a análise de setores da prefeitura municipal. Matéria semelhante já foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup.
Novo estilo
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio “chegou chegando”, como se brinca no interior. Logo no início da sua primeira sessão, Luís Both (MDB) suspendeu os trabalhos por cinco minutos. Tudo porque alguns colegas estavam atrasados. Já no fim dos trabalhos, ele pediu para todos desligassem ou silenciassem os respectivos telefones celulares.
PSD em Teutônia
O Presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia Cleudori Paniz (PSD) estaria disposto a colocar o nome à disposição para ser candidato a vice-prefeito. Ele assumiu o Legislativo após manobra da Oposição. O nome indicado para tal era de Hélio Brandão (PTB).
Situação conflituosa?
A assessora jurídica da Prefeitura de Estrela Fernanda Goerck afirma que a Lei Municipal da Ficha Limpa— que proíbe a contratação de CCs ou nomeações em FGs de pessoas condenadas em transito em julgado – não se aplica ao Secretário de Meio Ambiente, Hilário Heidelwein, condenado por direcionamento de licitação, por ele se tratar de um “agente político”. “Como ele é secretário, ele não se enquadra. Ele é um agente político”, sustenta.
Há críticas nos bastidores ao fato dela atuar como advogada de Heidelwein em outro processo que também trata de improbidade administrativa, no caso o processo licitatório para o recolhimento de lixo e coleta seletiva. “Isso não tem nada a ver. Sou assessora do Gabinete do Prefeito. Meu papel é analisar a lei e esclarecer atos e consequências. O prefeito retorna segunda-feira e tomará a decisão. A decisão é única do prefeito. Não é minha.”
Rampa
O vereador Kiko Noronha (PTB) está satisfeito com a Administração de Arroio do Meio. Ao menos em alguns aspectos. Na sessão passada ele parabenizou o Executivo pelo projeto de instalação de uma rampa no balneário municipal, cujas obras iniciaram nesta semana. Além do espaço para as embarcações, estão previstas outras melhorias naquele espaço.