Agentes em extinção!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Agentes em extinção!

15 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO texto PRINCIPALO cargo de Agente de Trânsito de Lajeado vai entrar em extinção nos próximos meses. A decisão ainda deve passar por análise da Câmara de Vereadores, e tem como base a criação da chamada Guarda Municipal. Esse novo agrupamento de servidores públicos vai assumir gradativamente os serviços realizados hoje pelos fiscais do tráfego urbano, além de atuar mais efetivamente na área de segurança pública integrada do município.
A decisão não causará impactos aos 35 Agentes de Trânsito já contratados. Mas não haverá novo concurso público para tal, e o cargo será efetivamente extinto quando o último dos chamados “Azuizinhos” se aposentar, tal como vem ocorrendo com outros cargos públicos ao longo das últimas décadas. São mudanças estruturais cíclicas dentro de uma administração pública municipal. Ora dão certo, outras vezes nem tanto.
Acima de tudo é preciso reconhecer a importância do serviço prestado pelos Agentes de Trânsito de Lajeado. A nossa mobilidade urbana seria ainda pior sem a presença dos Azuizinhos próximos às escolas, grandes, médios e pequenos eventos, em cada acidente de trânsito, ou em cada engarrafamento ou risco verificado aos motoristas e pedestres.
Há falhas em todos os setores da prefeitura. Há falhas, também, no Departamento de Trânsito. Mas diante da tensão do serviço diário de fiscalização, é possível concluir que os agentes prestam um excelente trabalho à comunidade. Eu não posso afirmar se vai ser melhor ou não sob a tutela da futura Guarda Municipal. Mas posso afirmar que a labuta diária dos atuais servidores precisa ser feita!


Acelerando startups

Na primeira etapa, 59 inscritos. Na segunda etapa, mais 24 futuros empreendedores interessados no treinamento oferecido pelo Pro_Move Lajeado para o edital de inovação “Acelera Lajeado 1.0”. A capacitação em ferramentas de gestão para negócios inovadores é realizada junto ao Tecnovates.


15 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO boneco ValdecirAlerta de impeachment?

Em Encantado, o PP está insatisfeito com a postura do prefeito. “Não quer ouvir ninguém”, avisa um interlocutor. Já o MDB estaria sendo “ensaboado” pelo chefe do Executivo. No plenário, o vereador Valdecir Gonzatti (MDB) comparou Adroaldo Conzatti (PSDB) com o prefeito de Caxias do Sul, que teve o impeachment aprovado na Câmara. Para ele, ambos não possuem apoio junto ao Legislativo para evitar uma eventual queda.


Pérola do Vale

As obras de reforma e modernização da principal área de lazer em Arroio do Meio devem ser concluídas em fevereiro. Luminárias led, bancos, lixeiras e pergolados – Espaço Família –, passarela de concreto sobre o lago, e a implantação de Espaço Kids vão custar R$ 245 mil.


PA do Banrisul

Foi divulgado no Diário Oficial do Rio Grande do Sul: a empresa Metrum Engenharia LTDA foi contratada pelo Banrisul para assumir o contrato de “obras civis, instalações elétricas, lógicas e mecânicas para implantação do PA Bairro São Cristóvão no município de Lajeado/RS”. O valor do empreendimento é de R$ 337,8 mil, com prazo de 135 dias para a conclusão – a contar nesta quarta-feira.


15 01 2020_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO boneco MozartO suplente e a placa

Suplente de vereador e ex-líder de governo na Câmara de Lajeado, Mozart Lopes responde por suposto “crime contra o meio ambiente” em Estrela. O caso está sob a investigação do promotor de justiça Daniel Cozza Bruno, e foi levado ao Ministério Público (MP) pelo agrupamento ambiental da Brigada Militar.
Segundo a denúncia, Lopes estaria realizando “atividade potencialmente poluidora sem licenciamento ambiental” em uma área da BR 386, no km 357. Houve flagrante de materiais impróprios para aterro. O suplente sustenta que o depósito de lixo foi realizado por terceiros, já que no local existe uma placa com os dizeres: “Aceito aterro”. Ele vai retirar a placa.


15 01 2020_ DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _JonatanCalçado$

A Couromoda é realizada de 13 a 15 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, esteve por lá acompanhado do governador Eduardo Leite e do deputado federal Lucas Redecker. Brönstrup conversou com os proprietários da Arezza Calçados (foto), uma das grandes marcas de varejo de calçados femininos fashion da América Latina. “Há o interesse nosso pela empresa e a necessidade da empresa de mais unidades de produção. Fiz o convite diretamente para o proprietário e vamos conversar semana que vem com a diretoria em Campo Bom.”


Prazo em debate

A Câmara de Estrela realiza sessão extraordinária nesta quinta-feira para apreciar – e muito provavelmente derrubar – o veto do prefeito à emenda que determinava maior prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10%, benefício encerrado no dia 3 de janeiro. A referida emenda do vereador Norberto Fell (PPS), com assinatura de todos os vereadores e aprovada por unanimidade no plenário, determina prazo até dia 31 para os contribuintes quitarem o imposto com 10% de desconto.


Terceirizados

A decisão judicial já completou um mês e meio e o governo de Lajeado ainda não divulgou, no seu site eletrônico, a lista atualizada com todos os servidores terceirizados pelo ente público. Claramente, o Executivo recorre da decisão em caráter liminar.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais