Há diversas situações em que uma pessoa pode precisar de outra. Uma delas é de doação de sangue. Os casos de quem necessita geralmente são específicos, como acidentes, após cirurgias de grande porte, hemorragia, câncer, leucemia, hemoglobina baixa, entre outros.
A enfermeira responsável técnica pelo Banco de Sangue Hemovale, Cleci Maria Paloschi, destaca que de um tempo para cá mais pessoas estão doando sangue de forma espontânea. “Algumas estão mais conscientes, antes de começar as férias ou voltarem a trabalhar elas doam sangue. Elas querem fazer uma boa ação, ajudar o próximo”.
No entanto, a enfermeira diz que o Hemovale está precisando nesse momento principalmente do tipo sanguíneo ‘O negativo’. “É o tipo que sempre tem menos em estoque porque apenas 9% da população tem esse tipo”, relata a enfermeira sendo que esse tipo é doador universal, ou seja, pode doar para qualquer pessoa.
Segundo dados do Banco de Sangue, em dezembro de 2019, o Hospital Bruno Born juntamente com outros 24 hospitais da região realizaram 1.108 transfusões. A média é de 900 por mês.
Horários para doações de sangue
As doações podem ser feitas de segunda à sexta das 7h30min às 13h sem fechar ao meio-dia. No sábado das 7h30min às 11h sendo que especialmente no sábado precisa ser agendado.
O Hemovale fica junto ao Hospital Bruno Born, na Avenida Benjamin Constant, 881, em Lajeado. Mais informações e agendamentos pelo telefone: (51) 3748-0442.
Quem pode doar
• Pessoas de 18 a 69 anos.
• Adolescentes de 16 a 18 anos precisam ter um responsável junto.
• Não estar gripado.
• Quem fez tatuagem ou colocou piercing pode doar após 1 ano.
• Quem colocou piercing na língua não pode doar.
• Necessário levar documento com foto.