Uma intensa cobertura…

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Uma intensa cobertura…

E lá se vão dez anos…
Estou ficando velho. Hoje sou pai de um lindo menino que neste quatro de janeiro completa sete anos de vida. Mas Joaquim não era nascido quando o pai participou de uma das grandes coberturas jornalísticas da história do Grupo A Hora. Em quatro de janeiro de 2010, eu e o colega e amigo Fernando Weiss vencemos a noite e a madrugada para registrar a enxurrada do Forqueta e, ao mesmo tempo, ajudar os moradores. Foi uma intensa cobertura jornalística.
Lembro bem aquele fatídico quatro de janeiro de 2010. Uma segunda-feira. As notícias ainda demoravam a chegar com precisão. Ainda não vivíamos a fase de explosão do Facebook ou do Whatsapp. Muitos sabiam sobre um princípio de enchente na região de Marques de Souza e Travesseiro. Enchentes não são lá tão incomuns no Vale do Taquari. Mas não são comuns em janeiro. E este era o primeiro alerta.
Eu estava fora da redação quando falei ao telefone com Fernando. “Vamos?”. “Vamos!”. O Gol Branco do Jornal A Hora foi abastecido com algumas bolachas recheadas e água. Mal sabíamos seria nossa única fonte de alimento nas próximas 24 horas. Já no fim da tarde, e no caminho pela BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza, a certeza de que algo muito anormal estava acontecendo. Campos que não costumam inundar estavam submersos.
Fomos um dos últimos a cruzar a ponte que antecede o trevo de acesso à Marques de Souza. Depois disso, a água impediu a passagem. Ficamos “ilhados” na BR. Lá, a visão do caos. Toda a rua principal da “Cidade D´Água” estava submersa. Casas e comércios invadidos por água e lama. Muita lama. Do outro lado da rodovia, o horror. Casas inteiras tombaram em segundos. Moradores, ainda atônitos, ziguezagueavam para cima e para baixo durante a noite, entre animais domésticos, vacas e porcos. Ninguém entendia nada…
Quando amanheceu o dia cinco de janeiro, e agora com a cidade apenas parcialmente submersa, foi possível calcular o estrago. Carros virados de cabeça para baixo, restos de barracas, eletrodomésticos, móveis e outros objetos espalhados por todos os cantos. Nos campings, nas margens dos rios e na BR-386. Um cemitério inteiro foi devastado. Milhares de animais mortos no chão e sobre as árvores e telhados. Uma catástrofe.
Foi preciso entrosar o olhar jornalístico com a necessidade de ser ainda mais fraterno. Uma palavra amiga. Um abraço ou um consolo. Eu e Fernando fizemos de tudo para documentar e, acima de tudo, auxiliar aquelas pessoas ainda em choque. Foi muito mais do que uma simples jornada jornalística. Foi uma jornada cidadã. Uma jornada onde felizmente nenhuma morte foi registrada. E essa, aliás, foi a principal notícia daquele dia quatro de janeiro de 2010.
Jornais anteriores


 
Luto em Teutônia
A comunidade teutoniense perde uma de suas lideranças. Aos 72 anos, morreu nessa sexta-feira o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Darci Vogel, o popular “Passarinho”. Ele estava internado no Hospital Bruno Born, em Lajeado. Vogel foi o vereador mais votado de Teutônia em 1988, com 370 votos, pelo então Partido Democrático Social, o PDS. O Legislativo lançou nota. “Passarinho será sempre lembrado pela sua bondade, solidariedade, suas histórias, seus pratos deliciosos e pela dedicação à comunidade.”


 
Abrigos de ônibus suspensos!
Saiu no Diário Oficial de Lajeado: está anulado o processo licitatório para contratação de empresa para instalação de abrigos de paradas de ônibus, com recursos provenientes do Ministério das Cidades, por meio do Programa Pró-Transporte.


 
Baita exemplo!
A campanha “Jogue Limpo com Arroio do Meio” é um case de sucesso na região. Demonstra que, por meio de incentivos e provocações, a sociedade aprende. Em 33 edições, foram recolhidos – os moradores realizam a entrega em um ponto na Rua de Eventos – mais de 22,3 mil eletrônicos. As maiores fatias dos objetos são de televisores, 3.528 unidades; e celulares, 3.444 mil unidades.


Conselheiros nomeados!
Também saiu no Diário Oficial de Lajeado: nomeados os Conselheiro Tutelares eleitos para o mandato de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024. São eles: Ana Paula Wolff; Márcia Inês Blum; Clebes Joal Saraiva da Silva; Marino Barcé; e Maria Domingues Leivas Müller. Já no dia nove de janeiro próximo, serão nomeados os novos conselheiros de Estrela, eleitos pelos 962 eleitores que foram às urnas: Paulo Roberto Martins, Lisiane Zancanaro Deifeld, Janice Scheer Michels, Tatiana Patricia Rodrigues Trindade e Maria Isabel Schilling.


Política Cidadã!
O Grupo A Hora anuncia o seu projeto para o ano eleitoral: Política Cidadã. Duas palavras e um mesmo significado. Política e cidadania nos remetem à vida em sociedade, com todas as suas ações e atuações de direitos e deveres. Informar questões políticas para a cidadania é principalmente educar um sujeito participativo para ser um sujeito crítico, estimulando a convivência social e a tomada de consciência política.
Todos nós somos agentes da transformação social. Políticos, eleitores, gestores, empresários, empregados. E o objetivo do projeto Política Cidadã é estimular essa postura em cada leitor, trabalhando valores éticos, direitos e deveres civis e políticos. Acima de tudo, é um estímulo à democracia. Acredito que a democracia só se constituirá como substancial se a formação política for propiciada ao extremo. Afinal, política é cidadania.

Acompanhe
nossas
redes sociais