Pedalar 500 quilômetros entre a véspera de Natal e a véspera de Ano Novo é o desafio proposto pelo Rapha Festive 500, do aplicativo de corrida e pedalada Strava. O evento mundial teve mais de 80 mil participantes. No Vale do Taquari, membros do grupo Riders se aventuraram e completaram a proposta.
O desafio festivo foi lançado há sete anos com a proposta de incentivar ciclistas do mundo todo a comemorar e festejar a virada do ano. Para participar, bastava acessar a página do evento no Strava e começar a pedalar.
Conforme Frederico Sehn, membro do Riders, o nível de desgaste do desafio é alto. Nem todos os ciclistas da região que iniciaram o desafio conseguiram concluir. “Cada um faz o seu trajeto e pedala a hora que quiser, iniciou no dia 24 de dezembro, com término no dia 31”, comenta. Cerca de dez ciclistas da equipe tiveram êxito.
Alguns ciclistas, melhor preparados e com tempo, conseguiram concluir os 500 quilômetros em menos tempo, em apenas quatro dias, casos de Paulo Gustavo Sehn e Cristian Vittcoski. Outros fizeram até mais de 500 km, caso de Gerson Sipp, que pedalou 608 quilômetros.
Desafio Riders 1000km
Passado o Rapha 500 da Strava, o grupo de Estrela lança o seu próprio desafio, chamado de Desafio Riders 1000 km. A proposta é pedalar mil quilômetros entre os dias 1º e 31 de janeiro. “O intuito é estimular a galera a pedalar já no início do ano”, comenta Frederico. Como prêmio de participação, os que concluírem a proposta poderão adquirir a camiseta exclusiva do evento.