Com o objetivo de integrar academia e mercado em torno do tema “Propósito, transparência e valor da marca”, a Univates recebe o V Congresso Internacional de Marcas/Branding (Branding Congress), que ocorrerá entre 16 e 18 de abril. Este é um evento do Observatório de Marcas, de caráter internacional, interinstitucional e intercultural, que reúne experiências e saberes de diferentes países e renomados profissionais em torno das tendências sobre marcas.
O evento discutirá os avanços das diferentes áreas do branding, dentro do contexto sócio-histórico no entorno da VUCA – volatilidade, incerteza (uncertainty), complexidade e ambiguidade, principais características de nossa contemporaneidade. Também é objetivo do Congresso expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas das marcas, e proporcionar ferramentas que geram valor, que possam ser aplicadas aos empreendimentos e às relações interpessoais.
O V Congresso Internacional de Marcas/Branding será composto de palestras, painéis, workshops e apresentação de trabalhos (grupos de pesquisa) envolvendo as áreas da comunicação, design, semiótica, análise do discurso, estudos organizacionais, gestão, sociologia, antropologia, psicologia social, economia, marketing, direito, estudos culturais, entre outras.
Também haverá a apresentação e lançamento de livros, entre eles “Qual é o seu propósito?”, de Jaime e Cecília Troiano, e Marcas Negras (en la era de la transparencia), de Fernando Olivares. O evento é uma organização conjunta do Observatório de Marcas, da Universidade Univates, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e do MBA Internacional Branding & Business, com o apoio do Grupo A Hora.
De acordo com a presidente do Observatório de Marcas, Dra. Elizete de Azevedo Kreutz, entender as marcas é fundamental, pois elas se tornaram um importante agente do desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. “Os profissionais, empresários e acadêmicos precisam conhecer os seus processos de construção e consolidação, estar atento às tendências e possuir ferramentas para fazer uma gestão adequada das marcas pelas quais são (ou serão) responsáveis”, destaca.
Elizete ressalta que o congresso proporciona uma excelente oportunidade de troca de experiências e saberes por meio dos encontros com profissionais de diferentes áreas e lugares do mundo, de notório conhecimento nas áreas de gestão de marcas e negócios. Além do conhecimento compartilhado, a rede de relacionamentos para futuros negócios, ampliando as possibilidades de atuação dos profissionais e parcerias, são pontos fortes do Branding Congress.
Em 2015, a Univates recebeu o Congresso Internacional de Marcas/Branding, que estava em sua segunda edição com o tema “Conexões & Experiências”. O evento discutiu a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios e reuniu cerca de 300 pessoas de diferentes lugares do mundo. A expectativa para esta edição é repetir o bom público.
A primeira edição do congresso foi em 2014, em Portugal, no IPL, cujo tema foi “Pathways to Brand(ing): from representation to practice”. Em 2016, o evento ocorreu em São Paulo, e o tema foi Economia Criativa. Em 2017, novamente em Portugal, o tema foi “New developments to individual and collective well-being”. Os próximos eventos estão previstos para Santa Catarina e Espanha.
As submissões de resumos expandidos para os Grupos de Pesquisa estão abertas até dia 15 de janeiro.
Branding & Business
Com inscrições abertas, em abril de 2020 iniciam as aulas da sexta turma do MBA Internacional do Observatório de Marcas em parceria com a Univates, o Branding & Business. O curso se propõe a trazer à discussão a teoria e a prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios e, dessa forma, contribuir para o crescimento do capital intelectual das empresas. Ele é coordenado pela Profa. Dra. Elizete de Azevedo Kreutz e tem carga horária de 360 horas na modalidade presencial.