O ponto onde os rios Taquari e Forqueta se unem se tornou um balneário popular nas épocas mais quentes do ano. Dezenas de pessoas (dependendo os dias até centenas) se juntam no local para se banhar a vista da Ponte de Ferro.
Papo sério. É preciso ter responsa para nadar por essas águas com profundidades desconhecidas. Não há equipamentos de segurança, muito menos salva-vidas no local. É preciso respeitar os perigos que qualquer rio tem.
Dado esse alerta, a orla é magnífica para quem deseja passar um dia diferente em meio à natureza. A água é morna nos dias de calor e o convite para mergulho inevitável.
Há quem escolha o espaço para fazer um almoço improvisado em meio a sombra das árvores. Sempre lembrando da importância de não deixar lixo no local, o que nem sempre ocorre (lamentável).
Nas margens dos rios e arroios do Vale do Taquari há outros campings e balneários que vão aparecer pela página nas próximas semanas. Só colar comigo.
O balneário fica na divisa entre Lajeado e Arroio do Meio, próximo da Ponte de Ferro. Melhor caminho para chegar até às margens é por Lajeado, em um acesso de estrada de chão no lado contrário da Escola Vitus André Mörchbächer.
Tem infraestrutura? Apenas o que a mãe natureza proporciona, ou seja, a sombra das árvores e a água fresca do rio. Não há lixeiras, então leve sacolas para colocar o que sobrou e levar junto embora. Nas proximidades há uma pequena venda de bebidas.
Qual o custo? Nenhum custo. Só aproveitar.
Tem estacionamento? Pessoas chegam a estacionar colado à margem do rio. Há alguns locais próximos, mas não são muitos.