“Gosto de me desafiar, me divirto fazendo isso”

Notícia

“Gosto de me desafiar, me divirto fazendo isso”

O que para muitos estudantes é uma dor de cabeça, para João Pedro Lima, 17 anos, é diversão. Sempre gostou das ciências exatas. Desde a sexta série, participa de olimpíadas escolares. Este ano, foi um dos destaques da Obmep, olimpíada…

“Gosto de me desafiar, me divirto fazendo isso”

O que para muitos estudantes é uma dor de cabeça, para João Pedro Lima, 17 anos, é diversão. Sempre gostou das ciências exatas. Desde a sexta série, participa de olimpíadas escolares. Este ano, foi um dos destaques da Obmep, olimpíada de matemática que reúne estudantes de todo o país. Ele alcançou o oitavo lugar entre os alunos do ensino médio.

• Como você descobriu o gosto pela matemática?

Tenho certa facilidade com a matéria. Desde pequeno, sempre gostei de ir atrás de desafios, quebra-cabeças, de tentar resolver coisas difíceis ligadas à lógica. Quando eu consigo resolver me dá uma sensação boa. Tem vários canais no Youtube que eu acompanho, como Numberphile e Mind Your Decisions. São canais especificamente de matemática e algumas coisas de lógica. Eu sempre procurei essas coisas. Gosto de me desafiar, me divirto fazendo isso.

• Já participou de outras olimpíadas?

Desde a sexta série sempre participei da olimpíada de matemática, antes de se chamar OBMEP. No ensino Médio participei das olimpíadas gaúchas de física, química, astronomia e matemática. No ano passado, fiquei com medalha de bronze na Obmep e na olimpíada estadual de física.

• Você acabou o colégio este ano. Que faculdade pretende cursar?

Me formei no Ceat e passei no vestibular para Engenharia de Software na Univates. Eu procuro esses desafios diferentes, então acabei entrando na programação, que é basicamente lógica. Fui pesquisando e tentando fazer coisas pequenas. Gostei para caramba e é o que eu vejo para o meu futuro.

• Além de se divertir com os desafios matemáticos, de que forma isso pode contribuir para sua vida?

Usando matemática e lógica, tudo fica mais fácil. Na prática mesmo. Se você tem um problema, usando a lógica, você consegue solucionar com muito mais facilidade. E em relação à questão do software, aí se aplica a tudo. É por isso que quero seguir com esta área, porque é um jeito de aplicar matemática em coisas práticas e úteis.

• Como é a participação do estado nestas olimpíadas?

Aqui no RS, tem várias escolas que os alunos nem sabem que as olimpíadas existem. Se você olhar a grande dos u vou participar, acabo estudando mais. Tem muita coisa que o Rio Grande do Sul perde por não incentivar tanto essa prática.

Acompanhe
nossas
redes sociais