Ensopado de carne irlandês da Grasi

MINHA DICA

Ensopado de carne irlandês da Grasi

Grasiele Delazeri (Grasi), 28, sempre teve a mãe como inspiração na cozinha. Natural de Nova Bréscia, cresceu vendo-a cozinhar os mais diversos pratos. Hoje Grasi vive na Irlanda e levou a paixão pela culinária na mala. No país irlandês se…

Ensopado de carne irlandês da Grasi

Grasiele Delazeri (Grasi), 28, sempre teve a mãe como inspiração na cozinha. Natural de Nova Bréscia, cresceu vendo-a cozinhar os mais diversos pratos. Hoje Grasi vive na Irlanda e levou a paixão pela culinária na mala.

No país irlandês se dedica a aprender mais sobre o preparo de massas e pratos com legumes. Para se inspirar, assiste a programas como Masterchef e acompanha chefs de cozinha nas redes sociais e no Youtube. “Sempre que quero aprender a cozinhar algo, primeiro vejo a receita na internet e depois vou me aventurando com algumas mudanças no prato”.

Mas as idas à cozinha são conciliadas com a rotina de trabalho. Grasi costuma cozinhar duas ou três vezes na semana, em quantidades maiores para os demais dias. As noites livres, no entanto, também são reservadas à culinária.

Para ela, este é um momento de troca de experiência, desde a escolha dos produtos mais bonitos no mercado, a preparação em casa, o corte dos temperos, até o prato estar pronto na mesa para ser compartilhado.

Toda pessoa tem um prato favorito ou alguma lembrança de um dia em que comeu algo que marcou a memória. Para mim a comida é isso: uma forma divertida de demostrar amor”.

O curso de culinária chegou a ser uma opção para Grasi, mas ela logo percebeu que preferia cozinhar como hobby. “Minha família tem restaurante e a vida é bastante corrida. Eu, ao contrário, gosto de usar a cozinha como uma espécie de terapia, um momento pra relaxar, tomar um vinho e escutar uma música”.

Um prato da culinária típica do novo lar chamou a atenção de Grasi, o famoso Irish Breakfast, café da manhã irlandês. Ele é feito com fatias de um tipo de bacon parecido com uma carne bem fina, salsichas de porco, ovos fritos, cogumelos, tomates cortados ao meio, purê de batata, feijão enlatado e back&white pudding, uma espécie de salsicha feita com gordura de porco. “É um prato bem pesado, porque eles costumam comer coisas mais leves no almoço. No começo achei estranho, mas hoje adoro”.

Ingredientes
2 colheres de óleo vegetal
1/2 kg de costela de carneiro ou cordeiro desossado e picado
2 colheres de farinha
1 kg de batata descascada e picada em 4 pedaços
1 xícara de cebola picada grossa
1 xícara de alho-poró limpo e cortado pequeno
1 xícara de cenouras cortadas
750 ml de caldo (tempero de carne)
2 ou 3 folhas de repolho bem picadinhos
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Aqueça o fogo a 180 °C. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e adicione a carne. Deixe dourar bem todos lados. Remova a carne da frigideira e a coloque em uma panela grande. Cubra a carne com metade das batatas, cebola, alho-poró e cenoura. Adicione mais uma camada com a carne que sobrou na frigideira e cubra com o restante dos vegetais.
Coloque a farinha na frigideira e mexa, secando o caldinho e o óleo, para umedecer bem a farinha. Cozinhe em fogo bem baixo por três minutos. Então adicione uma ou duas conchas pequenas de caldo de carne, o suficiente para manter o caldo ainda grosso.
Jogue este molho por cima dos vegetais na panela. Adicione o restante do caldo de carne, cubra a panela e deixe cozinhando por uma hora. Adicione o repolho (se quiser) e volte à panela cozinhando por mais uma hora.
Cheque de tempo em tempo para ter certeza que o caldo não seque demais, caso aconteça, adicione um pouco de água fervente. A carne e os vegetais devem sempre estar cobertos pelo líquido. Sirva bem quente e, se gostar, sirva com pão para mergulhar no molho delicioso.

Acompanhe
nossas
redes sociais