Na próxima quinta-feira, 26, a câmara de vereadores de Estrela elege os três integrantes da nova composição da mesa diretora da casa. A presidência do Legislativo está sob responsabilidade do vereador Felipe Schossler, o Pinho (PTB).
O acordo entre os parlamentares prevê que a cadeira seja ocupada por um vereador do PP. João Braun deve ser o novo presidente.
No mesmo dia, correm duas sessões. A câmara aprovou ontem a convocação de uma sessão extraordinária, que ocorre a partir das 15h. Neste encontro, deve ser dissolvida a mesa diretora.
Em seguida, às 18h30, ocorre a sessão ordinária, com votação de projetos da ordem do dia e eleição da nova mesa. Esta será a última sessão de 2019.
98 novos professores
Entre os projetos aprovados está a contratação de 98 professores e 94 monitores de educação infantil em caráter emergencial.
Os contratos são válidos por seis meses com possibilidade de renovação por mais seis. Eles cumprirão regime de 25 horas semanais.
A sessão teve ainda a aprovação do reajuste aos servidores do Executivo e do Legislativo. O percentual aprovado é de 3,37%. O reajuste se baseia na inflação medida pelo IGP-M, índice comumente utilizado para definir o reajuste dos contratos de aluguel.
Turno único em janeiro
Entre os projetos aprovados na sessão de ontem à noite está a adoção do turno único na câmara ao longo do mês de janeiro. O período coincide com o recesso dos parlamentares, quando não há sessões na casa.
O projeto de decreto legislativo justifica que, neste período, a maior parte dos servidores tira férias. De 1º a 31 de janeiro, a câmara funcionará das 8h às 14h.
Projeto adiado
Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino compareceram à sessão. A expectativa era de que a proposta de alteração no plano de carreira da categoria fosse a votação. No entanto, parecer do instituto que presta assessoria jurídica ao Legislativo apontou que faltavam documentos anexos ao projeto.
A proposta foi construída ao longo dos dois últimos anos. As discussões tiveram participação de representantes da Secretaria de Educação do município, de professores e diretores de escolas.