Foi um ano de muito trabalho, recompensas e conquistas para as equipes da Avates. Em 2019, as atletas das seis categorias da agremiação fizeram 479 jogos. Em muitos deles, as meninas subiram ao pódio.
Nas competições da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV), a Avates esteve nas finais de todas as disputas do ano. Do total de nove competições oficiais que a FGV realizou, as atletas foram seis vezes vice-campeãs e três vezes campeãs. Entre os títulos da federação, está o de Campeão Estadual na Categoria Infantil.
Nos confrontos escolares, tanto o infantil quando o infanto mantiveram a hegemonia estadual, vencendo mais uma vez o Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul (Cergs). As duas equipes também representaram o estado nos Jogos Escolares da Juventude, principal competição escolar do Brasil.
Na Olimpíada Nacional das Escolas da Rede Sinodal, dois vice-campeonatos nacionais marcaram, mais uma vez, a presença do Colégio Martin Luther no pódio. Tanto no infantil quando no infanto. Já nas competições nacionais de clubes, a categoria infantil obteve um quarto lugar na Taça Paraná.
Nos eventos internacionais, destaque para a categoria mirim, que faturou o título do torneio Ruta del Volley, o mais importante do Uruguai. No torneio Carolina Costagrande, na Argentina, o infantil conquistou o título da série prata.
No 13º Festival Internacional Cidade de Estrela, realizado em junho deste ano, o mirim teve novamente presença no pódio, conquistando o terceiro lugar. O evento teve 78 equipes participantes, de 37 instituições esportivas, de cinco estados brasileiros e três países.
Conforme o técnico da Avates, Rodrigo Rother, o trabalho da associação tem o foco na formação do atleta. “Acreditamos que, para isso ocorrer de forma integral, precisamos oferecer uma bagagem de treinamento e jogos que possibilitem seu desenvolvimento. Na minha avaliação, fizemos isso muito bem esse ano. Nosso desafio é qualificar ainda mais esse trabalho”, destaca.
Prova do comprometimento do trabalho de comissão técnica e das jogadoras é a convocação das atletas Larissa Gabriela Firmino Pereira e Laura Brod Caye para avaliação na Seleção Brasileira de Vôlei. O convite foi recebido na quinta-feira, 19, e as atletas deverão se apresentar em janeiro. Larissa e Laura são as únicas gaúchas convidadas para os testes da Confederação Brasileira de Vôlei.
Pensando em 2020
A Avates tem, atualmente, 70 atletas nas equipes de competição. Além disso, 500 crianças nas escolinhas e projetos sociais em Estrela, Arroio do Meio e Santa Clara do Sul. Para 2020, as atletas retornarão aos treinos dia 10 de fevereiro. A apresentação oficial das equipes será dia 17 de fevereiro.
Voleibol
Voleibol: quase 500 jogos em um ano de muitas vitórias
Equipes da Avates fecham a temporada com bons resultados e projetam o 2020