Na manhã dessa segunda-feira foi apresentado o resultado da CPI das Multas em Lajeado. O relatório que investigou as infrações avalizadas pelo ex-coordenador de Trânsito, o Progressista Carlos Kayser, é assinado pelos vereadores Paulo Tori (PPL), Waldir Blau (MDB) e Mozart Lopes (PP). A divulgação do relatório não gerou surpresas. Problemas históricos e já amplamente debatidos nortearam as conclusões da comissão parlamentar.
Em suma, o relatório final sugere mudanças estruturais e organizacionais dentro do Departamento de Trânsito. Entre essas, compra de Talão Eletrônico para os fiscais, ampliação do espaço físico do departamento – há previsão de utilizar uma área na rua Júlio de Castilhos, em frente à Praça da Matriz –, e escolha de um servidor concursado para avalizar as multas e lançá-las no sistema do Detran. São medidas relevantes. E de fácil aplicação.
A CPI também sugere a abertura de uma nova sindicância para verificar o excesso de erros e inconsistências nos Autos de Infração de Trânsito preenchidos pelos agentes. Sobre o ex-coordenador – que alterou datas de multas para inserir no site do Detran dentro do prazo –, a comissão “julga não haver medida cabível, sendo que o Judiciário já proferiu sentença condenatória”. E por fim, pede a destinação de Assessor Jurídico para o setor. Achei justo!
Já são 300 quilômetros
Na semana passada, Dois Lajeados inaugurou seu caminho autoguiado. Caminhantes de diversos municípios prestigiaram o novo circuito de trakking do Vale. É uma iniciativa da Amturvales, coordenada pelo “Passeios na Colônia”, e com apoio do Sicredi e Emater/RS-Ascar. É o turismo regional em sustentável crescimento. Já são 300 km de trajetos pela região. O objetivo é chegar a 540 km até 2021.
Hospital da Fundef
O governo de Lajeado quer ceder área no Bom Pastor para o Hospital da Fundef. O terreno fica na Rua Urbano Jaeger. Se confirmada a cedência do imóvel, será a segunda vez, desde 2014, que a municipalidade destina uma área para este projeto. Na primeira vez, escolheram um ponto no bairro Universitário. A entidade custeou um projeto arquitetônico para a obra. Porém, por se tratar de um zoneamento residencial, o empreendimento não saiu do papel.
Estagiários na labuta
O governo de Teutônia anuncia o projeto “Férias Legais” para garantir atividades durante o recesso escolar. Os estagiários de História executarão atividades junto ao Museu Henrique Üebel, no Centro Administrativo, com o objetivo de criar e catalogar o Acervo Histórico de Teutônia. Já os estagiários de Letras realizarão suas atividades na Biblioteca Pública, catalogando livros. Também serão aproveitados estagiários de Educação Física e Pedagogia, suprindo necessidades para a Melhor Idade e Educação Infantil.
Sest/Senat
Chefe do Setor de Projetos Especiais da prefeitura de Lajeado, Isidoro Fornari avisa. “O projeto de lei para a cedência de uma área para a nova e ampliada sede do SEST/SENAT será protocolado na Câmara nos próximos dias”. É uma conquista para o Vale do Taquari, capitaneada pelos empresários da associação Vale do Transporte, com apoio do Setcergs. A área escolhida fica próxima à ERS-130, no bairro Moinhos D´água.
Progressistas
Diego Pretto (PP) é o novo presidente da Câmara de Encantado. Ele terá ao seu lado Marino Deves (PP) como vice-presidente e Jaqueline Taborda (PDT), secretária. Já nos Legislativos de Lajeado e Estrela a decisão será na sexta-feira. Na primeira, o favoritismo de Lorival Silveira (PP) parece inabalável nos bastidores. Muito provavelmente terá ao lado um representante do MDB e outro do PT. Já no plenário estrelense a dúvida persiste: Felipe Schossler (PTB) vai renunciar para garantir a posse de um novo presidente? João Braun, outro Progressista, terá essa chance? Aguardemos!
Turno Único
Em Estrela, um Decreto Legislativo estabelece turno único na Câmara de Vereadores durante o recesso parlamentar, entre 1º a 31 de janeiro de 2020. “Durante o recesso parlamentar permanece um número mínimo de servidores, tendo em vista a inexistência de atividades legislativa, por isso, é de bom alvitre a implantação de turno único”, cita a mensagem justificativa. Com isso, o expediente funcionará das 8h às 14h, sem interrupção.
Ouvidoria
A vereadora Mariela Portz (PSDB), da base do governo de Lajeado, solicita o arquivamento do projeto de lei encaminhado pelo Executivo sobre o cargo de Ouvidor da prefeitura. A matéria, em suma, retira a necessidade de Ensino Superior para a função. A tucana lamenta a decisão. “É uma função complexa. Precisa ter formação”, diz ela. Hoje o cargo está vago, mas o servidor Günther Meyer é apresentado como Ouvidor. No plenário, o vereador Carlos Ranzi (MDB) também questionou a medida apresentada faz poucos dias pela administração municipal.
Marques de Souza
Na manhã dessa segunda-feira foi definida a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Valsir Zeni (PP) foi eleito presidente. Ele assume no lugar de Roberto Giovanella (PDT), que passa a ocupar a cadeira de vice-presidente. Jurandir Brener (PP) será o secretário.