Um indivíduo, de 20 anos, foi preso durante a manhã desta segunda-feira, no Bairro São Bento, em Lajeado. A ação foi da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), com apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que cumpriu a ordem de prisão preventiva por um crime de roubo praticado em Picada Müller, interior de Cruzeiro do Sul, no dia 20 de outubro.
Na época, o preso e mais um criminoso teriam invadido a residência de uma família durante a noite, praticado agressões físicas e também golpes de facão. Na ação, os criminosos levaram R$ 800, oriundos de uma festa na comunidade.
O suspeito também pode estar envolvido em crimes de furto a veículos. Conforme informações Draco, o rapaz preso já é conhecido das autoridades de segurança. No dia 8 de dezembro, ele fugiu de uma abordagem policial, quando tripulava um veículo furtado. O homem também já havia sido preso em flagrante no dia 12 deste mês, por estar na posse de duas motocicletas e outros objetos provenientes de furto. Ele teria sido liberado no dia seguinte a prisão.
Atuação da Draco
Até o momento são duas prisões efetuadas pela Draco e outras duas com apoio da guarnição especializada. Conforme o Delegado Dinarte Marshall Júnior, a delegacia já está com investigações de crimes como roubo, além de inquéritos de tráfico de drogas.
De acordo com Dinarte, neste período, a atuação da delegacia está prejudicada por conta do deslocamento de efetivo para a Operação Golfinho, no litoral.
Além do efetivo, no momento, a delegacia possui apenas uma viatura. O delegado prevê que o ano de 2020 será melhor, diante da promessa de aquisição de um novo veículo para a Draco.