Construção civil retoma crescimento após cinco anos

Você

Construção civil retoma crescimento após cinco anos

No estado, período de julho a setembro registrou alta de 2,2%, quebrando sequência de 21 trimestres de variação nula ou negativa. No Vale, setor volta a ter mais admissões do que demissões

Construção civil retoma crescimento após cinco anos

Os efeitos da crise econômica ainda são visíveis, mas a construção civil começa – ainda que de maneira tímida – a retomar um ritmo de crescimento no RS. Dados do Departamento de Economia e Estatística (DEE) apontam que o setor teve alta de 2,2% entre julho e setembro, depois de 21 trimestres de variação nula ou negativa. Este é o primeiro avanço desde o primeiro trimestre de 2014, quando o setor teve alta de 9,5%, segundo os dados do órgão estadual. Já no país, o crescimento no último trimestre foi de 4,4%, na comparação com o mesmo período de 2018, de acordo com o IBGE.
A retomada do setor é vista com bons olhos na região, mas não surpreende empresários do ramo. Segundo o presidente do Sinduscon-VT, José Zagonel, a construção civil não foi afetada pela crise no Vale. Com o crescimento previsto no estado e no país, as projeções são animadoras para 2020. “Essa retomada começou em São Paulo e se explica pela baixa dos juros, a criação de vagas de emprego, o aumento do consumo e os imóveis com preços mais baixos. Tudo isso reflete na construção civil. E nós somos de uma região diversificada, com grande procura por obras corporativas”, avalia.
 
Saldo positivo
Outro fator que reflete na alta da construção civil é a criação de novas vagas de emprego no setor. No Vale do Taquari, entre janeiro e novembro, foram 2.092 admissões para 1.805 demissões, resultando em 287 postos. Os dados são do Caged. Esta é a primeira vez desde 2014 que o saldo é positivo na região. Naquele ano, o setor fechou com 359 vagas criadas. No ano seguinte, foram fechados 637 postos de trabalho na construção civil. “Isso é reflexo do momento. Percebemos que, em função da Construmóbil, há muitos projetos sendo lançados e que logo serão executados. Vamos ter um crescimento significativo”, projeta Zagonel.

Acompanhe
nossas
redes sociais