Feliz Ano Novo!

Opinião

Feliz Ano Novo!

Fim de ano chegando e aquele sentimento de final de um ciclo despertam reflexões, auto-crítica, percepção de realizações ou promessas e metas não cumpridas. É um momento que não passa desapercebido, e mesmo quando insistimos que é só um dia depois do outro, acabamos sensibilizados.
Quando vim morar em Lajeado conheci um costume extraordinário: a faxina de Natal. As pessoas limpavam a casa do chão ao teto, puxavam tudo, lavavam paredes, cortinas, arrumavam armários, não ficava poeira do ano para contar história. Com isso, lavavam a mente e a alma! Esses rituais de final de ano são muito antigos na história da humanidade, são momentos que reforçam a esperança e a alegria, sentimentos essenciais para a nossa sobrevivência. Deixar para trás as frustrações, as tristezas, as desilusões, as perdas, tudo que nos angustia, traz aquele sentimento de que viver vale muito a pena, pois o novo ciclo chega cheio de promessas e propósitos.
O que às vezes não nos damos conta é que a euforia do Ano Novo passa em poucos dias, e a lista de intensões para um ano mais feliz fica esquecida. Uma reflexão honesta seria como ser feliz o ano todo, mesmo com os tropeços inevitáveis. Como podemos enfrentar as dificuldades, transformando-as em aprendizagem e crescimento pessoal. Buscar ajuda quando a vida está sendo dura, pois isso fortalece as relações com a família e amigos. Sofrer sozinho nos afasta das pessoas, embora não deixe de contaminá-las com nosso sofrimento. Procurarmos nos envolver realmente com nossa vida, com as atividades, com as situações do dia a dia, com as pessoas. Nos envolvermos realmente com aquilo que temos.
Dar um significado para nossa existência, um difícil exercício de espiritualidade ou, se preferir, de nos reconhecermos e nos tornarmos belos seres humanos.
Avalie com carinho, com uma dose de seriedade e outra dose de leveza a sua vida: sua saúde física e mental, sua família, seus amigos, seu trabalho, como estão sendo cuidados, o que precisa de uma atenção especial.
E não esqueça de agradecer. Na virada, pode gritar: “Querido passado, obrigado por tudo! Querido futuro, bora pra lá!

Acompanhe
nossas
redes sociais