Uva passa: uma relação de amor e ódio

Gastrô

Uva passa: uma relação de amor e ódio

Quando chegam as festas de fim de ano, um ingrediente em especial começa a aparecer como acompanhamento de diferentes pratos. Apesar de muitos benefícios, essa frutinha causa uma reação de amor e ódio entre as pessoas. Você já sabe do…

Uva passa: uma relação de amor e ódio

Quando chegam as festas de fim de ano, um ingrediente em especial começa a aparecer como acompanhamento de diferentes pratos. Apesar de muitos benefícios, essa frutinha causa uma reação de amor e ódio entre as pessoas. Você já sabe do que estamos falando? A uva passa é um tipo de uva especial, em tamanho menor, que sofre um processo de desidratação – forma de conservação que retém o açúcar e os nutrientes da fruta.
Ela possui um sabor doce, devido ao seu alto conteúdo de frutose e glucose e pode ser consumida crua ou misturada em diversos pratos. A fruta também pode variar de coloração, de acordo com o seu tipo. As mais comuns são as amarelas, marrons e roxas.
Segundo a nutricionista Elisabete Weizenmann, o consumo da uva passa pode ter diversos benefícios para a saúde. Entre eles, a prevenção da prisão de ventre, já que as frutas são ricas em fibras solúveis e insolúveis que estimulam o funcionamento do intestino.
Outros benefícios são os fitonutrientes e polifenólicos que têm propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Além de ajudar a proteger o organismo dos radicais livres, que desencadeiam tumores.
Gastro_03A uva passa também possui características que ajudam a manter os ossos e as articulações saudáveis, desempenhando um papel importante no tratamento da osteoporose.
“Para consumir as passas de forma saudável é importante que sejam ingeridas em pouca quantidade, já que são bastante calóricas e possuem uma boa quantidade de açúcares”, destaca a nutricionista. A porção recomendada é de duas colheres de sopa, adicionadas em iogurtes, saladas, cereais, bolos ou granola.
Já no caso de pessoas com diabetes, a uva passa possui um índice glicêmico médio e, por isso, pode aumentar moderadamente o nível de açúcar no sangue. Ela deve ser consumida com moderação.

Acompanhe
nossas
redes sociais