O sorteio das fases preliminares e de grupos da Libertadores ocorreu na noite de terça-feira e definiu dois dos três rivais do Grêmio: Universidad Católica (Chile) e América de Cali (Colômbia). O terceiro time virá da fase preliminar e poderá ser o Internacional.
A possibilidade de Gre-Nal na fase de grupos não deve alterar o planejamento gremista para o início da temporada. A ideia da direção é conseguir entre quatro e cinco reforços com condições de lutar por uma vaga no time titular, além de aproveitar jogadores oriundos das equipes de transição e Sub-20.
Até o momento, a chegada do lateral-direito Victor Ferraz, vindo do Santos, é a única transferência confirmada. O Grêmio vasculha o mercado em busca de posições pontuais. Goleiro, lateral-esquerdo, volante e atacante são as carências do grupo.
Calendário Tricolor
Os jogos da fase de grupos da Libertadores ocorrem de 3 de março a 7 de maio. Neste período, o Grêmio ainda disputará o Gauchão, que será realizado de 22 de janeiro a 26 de abril. Já o Campeonato Brasileiro tem início previsto para o dia 3 de maio.
As rodadas inicias do estadual, assim como a Recopa Gaúcha, deverão ser jogadas pela equipe de transição. Os titulares só deverão entrar em campo em fevereiro, quando a pré-temporada já terá cerca de 20 dias. Com o começo da Libertadores, em março, a competição será prioritária, e a definição dos jogos do Gauchão em que os titulares serão utilizados será feita pela comissão técnica.
Esportes
Possibilidade de Gre-Nal não altera o planejamento Tricolor
Competição continental começa em março para o Grêmio, que estará em meio às disputas do Gauchão
