Há duas semanas, o casal Josiane Farias da Silva, 26, e Leonir Chiesa, 33, mudou-se para uma casa alugada na rua Adolfo Kauffmann, na parte alta do bairro Centenário. Os dois, que residiam em Putinga, se depararam com uma realidade bem diferente da qual estavam acostumados.
Se na moradia anterior, os dois lidavam com quedas de energia em casa, no novo endereço o problema é a falta de água. Entre sexta-feira e sábado da última semana, a interrupção do abastecimento afetou dezenas de residências no bairro. Em algumas casas, o serviço demorou 24 horas para ser restabelecido.
“Não saía nem um pingo de água das torneiras. E justamente nos horários onde as pessoas estão em casa”, comenta Josiane, que foi alertada pelo proprietário do imóvel sobre o problema antes de fechar o contrato do aluguel.
“Nos falaram que isso era bem comum. A vizinha também comentou que é um problema antigo. Eu tive que dar banho na minha filha de 1 ano e meio na banheira”, lembra.
Vazamento na tubulação
Na tarde de terça-feira, 17, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Seosp) trabalhando no conserto de uma tubulação, próximo aos reservatórios de água do bairro.
Conforme o secretário Fabiano Bergmann, o rompimento da tubulação causou vazamentos e, consequentemente, afetou o abastecimento. “Estamos interligando essa rede com a outra com tubos de concreto. Depois fizemos o fechamento e a limpeza dele”, explica.
No ano passado, o governo municipal instalou quatro novos reservatórios no bairro, aumentando a capacidade de armazenamento para 100 mil litros de água. A ideia é que, futuramente, ocorra a perfuração de um poço artesiano para ajudar a solucionar o problema.
Centenário
Falta de água volta a perturbar moradores
Desabastecimento atingiu residências nesse fim de semana. Governo trabalhou no conserto de tubulação para evitar novos vazamentos
