Em menos de 12h, três ocorrências em áreas comerciais

Segurança no comércio

Em menos de 12h, três ocorrências em áreas comerciais

Polícia alerta para aumento de roubos e furtos no período de fim de ano

Em menos de 12h, três ocorrências em áreas comerciais

Três ocorrências policiais foram registradas em menos de 12 horas nos centros de Lajeado e Estrela. As situações aconteceram entre a tarde e noite de quarta-feira. O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) orienta a comunidade a se precaver, pois neste período ocorre uma circulação maior de dinheiro nas ruas e aumenta a tendência de aplicação de golpes, furtos e roubos.

Furto no centro de Estrela

Um homem foi preso na noite dessa quarta-feira, por volta das 20h, no Centro de Estrela. A BM, recebeu informações da sala de operações, sobre um roubo a pedestre e começou a fazer buscas pela cidade. Em determinado momento, a guarnição foi avisada que um indivíduo, sem camisa, estava se esquivando das viaturas.
Ele foi localizado pela guarnição na rua Pinheiro Machado, e ao ver a viatura se desfez de um celular. Neste momento foi abordado pela Brigada Militar (BM). No celular roubado havia foto da vítima. O suspeito também foi reconhecido e admitiu o roubo. Ele foi conduzido a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e conduzido ao presídio.

Roubo a pedestre

Em Lajeado, alguns minutos antes, por volta das 19h40min, um jovem foi assaltado enquanto aguardava em uma parada de ônibus, localizada na rua João Abott. Ele foi rendido por um indivíduo de bicicleta que exigiu seu celular.
O criminoso fugiu em direção a avenida Benjamin Constant. Tempo depois, a vítima acionou o localizador do aparelho, que indicava para o interior do Presídio Estadual de Lajeado.
Os agentes penitenciários foram informados da situação e ameaçaram revista no albergue da casa prisional. Após, o telefone foi encontrado em um dos corredores que dá acesso aos apenados do regime semiaberto. Nenhum dos presos assumiu do objeto.

Furto em estabelecimentos comerciais

Ainda na tarde de quarta-feira, uma mulher de 26 anos foi presa pelo crime de furto na área central de Lajeado, por volta das 15h. A BM recebeu denúncias sobre furtos em diversos estabelecimentos do município. Uma guarnição da Patrulha Comercial fez buscas e localizou a suspeita na rua Júlio de Castilhos.
Em revista pessoal foram encontrados diversos itens oriundos de furto, como: blusas, biquínis, shorts e bermudas. O material foi avaliado em R$ 955 e foi apreendido. A mulher foi conduzida a DPPA.

“A comunidade precisa estar alerta neste período”

O comandante do CRPO André Giuliani alerta para uma possível onda de furtos e roubos justamente no comércio e áreas centrais dos municípios por apresentar mais movimento nesta época do ano. Por este motivo, a BM lançou no início de dezembro a Operação Avante Papai Noel, que conta com a ampliação da atuação de polícia ostensiva em locais, dias e horários com maior circulação de pessoas e veículos.
A orientação do CRPO é de que os estabelecimentos comerciais utilizam câmeras de videomonitoramento que inibem a ação de criminosos. Outro ponto que pode auxiliar neste período, é o treinamento dos atendentes para que acompanham os clientes durante a visita a loja.
“A comunidade precisa estar em alerta neste período”, explica o comandante. Ao caminhar na rua, as pessoas devem ter cuidado com bolsas, sacolas de compras e evitar ruas com pouco movimento. A mesma precaução deve ser adotada ao ingressar em carros.
O comandante ressalta que os policiais estão nas ruas e em qualquer situação devem ser acionados para solucionar o problema de forma rápida.

Acompanhe
nossas
redes sociais